Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 16 de Maio de 2005 às 10:55

    Imprimir


São Paulo - A primeira edição do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, que teve o tema “Energia”, já tem seus vencedores. O pesquisador brasileiro Paulo Anselmo Ziani Suarez, professor da Universidade de Brasília (UnB), é o primeiro colocado da categoria Jovem Pesquisador, para cientistas até 35 anos.

O concurso premiou os trabalhos que apresentaram potencial em contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros. A idéia é revelar novos talentos e, ao mesmo tempo, incentivar o processo de integração regional entre os países do Mercosul.

Suarez concorreu com a pesquisa Contribuições do Laboratório de Materiais e Combustíveis da UnB no desenvolvimento de processos para obtenção de combustíveis alternativos a partir de óleos vegetais. O pesquisador receberá US$ 5 mil em dinheiro, além de uma placa e um certificado.

“O estudo envolve a criação de novas ferramentas para a transformação de óleos vegetais em combustíveis que poderão substituir o diesel”, explicou Suarez. “Foram desenvolvidos novos catalisadores para facilitar as reações de craqueamento e transesterificação durante a produção de biodiesel e diesel vegetal.”

Na categoria integração, o trabalho premiado foi Células de combustível de óxido sólido para geração de energia elétrica operáveis em mesclas metano-ar, de autoria de uma equipe de pesquisadores argentinos e brasileiros.

O 1.º Prêmio Mercosul de C&T contou com a participação de pesquisadores do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai.





Fonte: Agência Fapesp

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/339739/visualizar/