Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 14 de Maio de 2005 às 13:30

    Imprimir


Quatro projetos de eletrificação rural do Programa Luz para Todos, do governo federal, serão inaugurados hoje no conjunto de comunidades quilombolas Corredor dos Valérios, Pedreiras e Coxilha das Flores, em Bagé (RS), e na comunidade de pequenos agricultores de Meia Lua, em Lavras do Sul, beneficiando mais de mil pessoas. Nesta sesta-feira, foram inauguradas as obras no assentamento de Paraíso do Rosário, em Rosário do Sul, a 390 quilômetros de Porto Alegre.

O presidente do comitê gestor do Luz para Todos no estado, João Nunes Ramiz, disse que o programa resgata uma condição fundamental para o meio rural, garantindo acesso aos que ainda não têm energia elétrica. "Não tem nenhum obstáculo que não pretendemos transpor para executar o programa."

Acostumados a plantar milho, feijão e arroz para comercialização, as famílias de agricultores começam a vislumbrar garantias de comercialização da produção de leite e derivados. "Antes da luz, nós perdíamos leite quando o leiteiro não podia chegar aqui por causa das más condições da estrada. Agora, vamos poder armazenar e esperar ele chegar até em outro dia", disse a representante dos moradores do assentamento, em Rosáio do Sul, Irene da Rosa Bandeira.

No início desta semana foram iniciadas também as obras de eletrificação rural na Terra Indígena de Guarita, no noroeste do Rio Grande Sul, onde 902 famílias receberão luz elétrica nas reservas dos municípios de Miraguaí, Tenente Portela e Redentora. Segundo o secretario de Planejamento de Redentora, Nedir Casagrande, nos primeiros quatro dias de obras 13 residências foram iluminadas.

João Ramiz informou que o prazo para conclusão dos trabalhos nas comunidades indígenas é de 90 dias. O governo Federal já investiu mais de R$ 6,5 milhões no Luz para Todos no Rio Grande do Sul, com a assinatura de contratos superiores a R$ 50 milhões com as concessionárias e cooperativas que executarão os projetos.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/339824/visualizar/