Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 28 de Novembro de 2013 às 20:19

    Imprimir


A sexta, dia 29, começa com chuvas fracas e isoladas em parte de Minas Gerais, por outro lado, no litoral sul de São Paulo, estão previstas garoas nas primeiras horas do dia. No restante do Sudeste, temos a presença do sol entre nuvens no período da manhã, mas essa condição de tempo firme novamente volta a mudar no decorrer da tarde, devido ao avanço de novas áreas de instabilidade que estão associadas ao calor, uma condição mais típica do verão. Assim, apesar de serem mal distribuídas, as chuvas devem atingir grande parte da região, sendo mais intensas no norte de Minas e no oeste capixaba. Depois de uma madrugada amena, as temperaturas ganham força durante a tarde e faz calor principalmente no oeste paulista.


 
No sábado, dia 30, as chuvas ganham força entre o centro-norte de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, onde o tempo fica nublado e com chuvas a qualquer momento do dia. Já entre São Paulo e o Triângulo Mineiro, o sábado começa com sol entre nuvens e as chuvas tendem a ocorrer a partir da tarde. Há condição para temporais isolados e trovoadas, principalmente, nas áreas de divisa entre São Paulo e Minas Gerais e no sul do Rio de Janeiro. A maior cobertura de nuvens provoca queda das temperaturas máximas, especialmente no leste do Sudeste. A próxima semana será marcada pelo retorno do calor. Somente entre 7 e 9 de dezembro, uma nova frente fria deixará a temperatura máxima baixa na faixa leste do Sudeste.


 
SUL


 
A frente fria rapidamente se afasta da região Sul, e assim, a sexta começa com chuvas apenas na faixa leste parananense devido aos ventos úmidos que sopram do mar. No restante da região, o avanço da massa de ar seco garante uma manhã de tempo aberto. Mas essa condição de tempo firme dura pouco, já que a partir da tarde, chuvas atingem boa parte do Paraná, metade oeste de Santa Catarina, além do extremo norte gaúcho. Durante a noite, a previsão ainda é de um tempo instável desde o norte do Rio Grande do Sul, até o Paraná e isoladamente não se descarta o risco de chuvas mais fortes. Em relação às temperaturas, o último dia da semana vai começando com sensação de frio nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Por outro lado, durante a tarde, a temperatura dispara e volta a fazer calor em boa parte da região, especialmente na Fronteira oeste. Temperaturas mais amenas apenas na faixa litorânea.


 
O fim de semana começa com nuvens carregadas entre o sul do Paraná e o norte do Rio Grande do Sul, causando chuvas ainda pela manhã. A partir da tarde, as chuvas se espalham para o restante do Estado paranaense. Além disso, entre a tarde e a noite de sábado, aumenta o potencial para temporais isolados e trovoadas no oeste dos três Estados da região. Somente no centro-sul do Rio Grande do Sul, a atuação de uma massa de ar seco mantém o tempo firme e com predomínio de sol ao longo do dia. O dia inicia com temperaturas mais amenas em boa parte da região. No leste do Paraná e de Santa Catarina, a grande cobertura de nuvens deixa o dia com temperaturas amenas. Mas no Rio Grande do Sul, especialmente no interior do Estado, o calor ganha força mais uma vez. Até o sábado, as madrugadas ficam bem mais frias, inclusive no Paraná, com mínimas entre 9°C e 15°C. Mais duas ondas de frio são esperadas entre 2 e 3 de dezembro e entre 6 e 9 de dezembro, devendo influenciar mais as temperaturas noturnas que diurnas.


 
CENTRO-OESTE


 
A sexta amanhece com tempo seco e predomínio de sol em boa parte do Centro-Oeste. A partir da tarde, o calor intenso contribui para que as instabilidades ganhem intensidade e passem a causar pancadas de chuvas alternadas com períodos de melhora. Além disso, as chuvas ocorrem de forma mal distribuídas, com trovoadas e, em geral, com baixos acumulados, atingindo os três Estados da região.


 
O fim de semana inicia com tempo ainda instável no Centro-Oeste. No decorrer do sábado, o sol aparece entre nuvens e intercalado com pancadas de chuvas nos três Estados da região. Entre Goiás e Mato Grosso, a condição para temporais isolados e trovoadas é maior. Ainda assim, as chuvas ocorrem de forma mal distribuída e sem acumulados significativos. O calor segue intenso na maior parte da região. A próxima semana será de calor em todo o Centro-Oeste novamente. Somente a partir de 7 de dezembro, a máxima voltará a cair em Goiás, Distrito Federal, sul de Mato Grosso e sul e nordeste de Mato Grosso do Sul.


 
NORDESTE


 
O ar seco predomina sobre os Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Além disso, a umidade do ar volta a ficar mais baixa, sendo que alguns municípios do Sertão podem entrar em estado de atenção. Por outro lado, nuvens carregadas ainda causam pancadas mal distribuídas sobre o Maranhão, Piauí e na Bahia. Podem ocorrer chuvas mais intensas sobre o sul do Maranhão, Piauí e oeste baiano. Novamente há risco para temporais e transtornos no Nordeste devido à chuva forte e ao solo encharcado dos dias anteriores. O calor segue intenso sobre a região.


 
A umidade da Amazônia migra mais para o sul do país e as chuvas voltam a perder intensidade sobre o Nordeste no inicio do fim de semana. A maior parte da região vai ter um sábado de tempo seco, ensolarado e com temperaturas elevadas. Alguns municípios entram em estado de alerta devido aos baixos índices de umidade do ar. Entre o leste e o sul da Bahia, a nebulosidade ainda persiste e, por isso, há condição para pancadas de chuvas isoladas, de baixos acumulados e alternadas com períodos de abertura de sol. Na próxima semana, o Nordeste passa por mais um período de poucas chuvas. Grande parte da região vai ter tempo seco e as poucas e isoladas pancadas de chuvas ficam mais concentradas sobre a Bahia.


 
NORTE


 
A sexta será mais um dia de calor, alta umidade e chuvas mal distribuídas sobre o Norte do Brasil. As chuvas ocorrem a qualquer momento do dia, mas o tempo não fica fechado e ocorrem períodos de melhora com a presença do sol. O dia começa com risco para temporais no leste e sul do Tocantins e também no norte do Amazonas. Já durante a tarde, há potencial para chuvas mais intensas no sul do Amazonas e do Pará e também nos Estado do Tocantins. Em relação às temperaturas, depois de mais uma madrugada de sensação de abafamento, o calor ganha força durante a tarde.


 
Nuvens carregadas seguem distribuindo chuvas sobre a região Norte durante o inicio do fim de semana. Ao longo do dia, as pancadas de chuvas ocorrem de forma mal distribuídas e intercaladas com períodos de abertura de sol, o que acaba favorecendo mais um dia bastante abafado. A partir da tarde as instabilidades se intensificam e há condição para temporais isolados, principalmente no Amazonas e no oeste do Pará. As madrugadas permanecem abafadas pelos próximos 15 dias na maior parte do Norte do Brasil.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/3399/visualizar/