Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 13 de Maio de 2005 às 21:14
Por: Luthianna Hollenbach

    Imprimir


Brasília - A secretária especial de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, ministra Matilde Ribeiro, afirmou hoje que, mais de 100 anos depois da abolição da escravatura, os negros ainda enfrentam discriminação, racismo e preconceito no Brasil. Ao lado do ator Norton Nascimento, a ministra participou de um evento cultural no Colégio de Promoção Educativa do Menor (Proem), em comemoração aos 117 anos da assinatura da Lei Áurea, que extinguiu o regime escravista no Brasil. A lei foi assinada pela Princesa Isabel, no dia 13 de maio de 1888.

De acordo com a ministra, o dia 13 de maio é um marco na história do país, pois é o dia em foi assinada a Lei Áurea. Entretanto, disse a ministra, "passados 117 anos, estamos aqui, ainda falando em discriminação, racismo e preconceito. É importante haver uma ação conjunta - governo e sociedade - visando à superação dessa situação que ninguém suporta, mas que ainda ocorre", afirmou.

O ator Norton Nascimento, que faz parte do projeto Amigos da Escola, responsável pela iniciativa, lembrou o Dia do Negro não deve ser lembrado apenas hoje, mas todos os dias. "Hoje é um dia como qualquer outro, mas o que acontece é que temos que ter a consciência de que somos seres humanos 365 dias por ano. Que não fique só hoje essa ação. Precisamos conscientizar as pessoas de que, em primeiro lugar, o negro é um ser humano, paga seus impostos, está no Brasil e tem direito como qualquer outra pessoa", disse ele.

A coordenadora do projeto Amigos da Escola na Secretaria de Educação, Lucíola Marques, informou que a iniciativa tem por objetivo aumentar a auto-estima dos professores e alunos. O próprio aluno é o protagonista de todos os eventos, explicou Lucíola. "O tema do projeto é Inclusão e Igualdade Racial, e nós procuramos projetos baseados na realidade de cada escola. A intenção mesmo é divulgar e reconhecer os projetos bem-sucedidos da educação", acrescentou.

O projeto Amigos da Escola tem como principal objetivo promover a troca de experiências entre os alunos. Entre os parceiros do projeto, estão o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Rotary Clube.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/339900/visualizar/