Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 13 de Maio de 2005 às 19:14
Por: Priscilla Mazenotti

    Imprimir


Brasília – As obras de asfaltamento da BR-163 (Cuiabá-Santarém) devem começar ainda este ano, assim que as chuvas diminuírem na região. A informação foi da secretária de Coordenação Amazônica do Ministério do Meio Ambiente, Muriel Saragoussi. Ela se manifestou durante a reunião em que se discutiu os resultados das consultas públicas feitas com a população sobre o Plano BR-163 Sustentável – ele envolve 24% do território amazônico.

Muriel contou que o Plano BR-163 Sustentável foi bem aceito pela população, "apesar do clima tenso nos lugares em que foi feita a consulta pública". Houve a participação de duas mil entidades, órgãos públicos, prefeitos, população e empresas privadas.

O Plano BR-163 Sustentável mobiliza 20 ministérios. Para além do asfaltamento da rodovia, ele tem outros objetivos: o desenvolvimento sustentável com a preservação da floresta, a criação de postos de trabalho e o aumento do número de escolas e postos de saúde cheguem rapidamente à população.

"Não basta o asfalto. As pessoas da região dizem isso para o Brasil há 20 anos. Também não basta hidrelétrica", falou Muriel.

Ela destacou que o principal pedido da população é por cidadania. "Esse é um pedido geral. Os prefeitos pedem postos de saúde, pedem hospitais, querem melhorar o sistema de educação, área trabalhista e a questão fundiária que é uma demanda enorme na região", disse. "É preciso pensar o desenvolvimento da região de forma integrada."

Até o final de junho o relatório completo das sugestões para o Plano BR-163 Sustentável deverá estar pronto.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/339923/visualizar/