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Politica Brasil
Quarta - 11 de Maio de 2005 às 15:20

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“Começamos em Mato Grosso um grande entendimento por uma grande causa. A possibilidade real de asfaltamento da BR-158”, disse a Senadora Serys.

Ocorreu, ontem dia 10 de maio, uma importante reunião com o Ministro dos Transportes, o Governador de Mato Grosso, dois Senadores (Serys e Jonas), dois Deputados Federais, 19 Deputados Estaduais, Prefeitos, Diretores do DNIT, para discutir soluções para as BRs-163, 364 e o asfaltamento da BR-158.

“Levamos ao Senhor Ministro Alfredo Nascimento uma proposta de convênio em que, usando 30 milhões de reais, constantes no OGU/2005 - (resultado de Emenda Coletiva da Bancada Federal), e uma contrapartida do Governo Estadual (onde cada Deputado estadual disponibilizou ao Governo de Mato Grosso 500 mil reais de suas emendas) , para o asfaltamento imediato de aproximadamente 200 kms da BR-158.”

O Ministro Alfredo estabeleceu que num prazo de 40 dias o convênio deverá ser assinado com sua presença em Mato Grosso.

“Colocamos as divergências pontuais e ideológicas que tanto nos desunem, de lado, para, num esforço de todos, conseguirmos esse tão sonhado benefício para toda a região do Vale do Araguaia.”

Destacou ainda Serys que, a “BR-158 e todo Vale do Araguaia, tem sido alvo prioritário de seu mandato”:

1 - Ainda no mês de junho de 2003, organizado pelo seu gabinete em Brasília e escritório de Cuiabá, realizou-se um Fórum na cidade de Vila Rica, onde participaram vários parlamentares, Representante do DNIT, Governo Estadual, inúmeros prefeitos da região, igreja, ONGs, e população em geral - para traçar as ações que pudessem viabilizar o asfaltamento da BR-158.

2 - A pedido da Senadora o DNIT destinou R$ 1.500.000,00 ( hum milhão e quinhentos mil reais) para terminar o projeto de engenharia e impacto ambiental de aproximadamente 270 kms (da BR-242 até a Divisa com o Pará), e que já está totalmente preparado aguardando aprovação definitiva.

3 - Após diversas audiências com Ministros dos Transportes, do Planejamento, da Coordenação Política, foi constatado que a BR-158 não estava no PPA (Plano Plurianual) nem na LDO ( Lei de Diretrizes Orçamentárias).

A Bancada, liderada por Serys, fez Emenda na Comissão Mista de Orçamento e assegurou a inclusão da 158 no PPA 2004/2007, com valor de 187 milhões. Da mesma forma, ocorreu sua inclusão na LDO.

4 - A Senadora Solicitou diretamente ao Presidente Lula que a BR-158 fosse colocada como obra prioritária do Governo Federal e hoje a rodovia está inserida no Projeto Piloto, ou seja, é obra estratégica do Governo Federal.

“A audiência foi um sucesso demonstrando maturidade da classe política de nosso Estado. Espero que agora, com todas essas ações desenvolvidas, o DNIT tenha a agilidade necessária para concretizar esse empreendimento de vital importância para a Região do Vale do Araguaia” disse animada a Senadora Serys.





Fonte: Da Assessoria

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