Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 11 de Maio de 2005 às 15:06

    Imprimir


A colheita de soja no Brasil atingiu 96 por cento da área semeada na safra 2004/05, o mesmo percentual obtido na média dos últimos cinco anos, informou nesta quarta-feira a consultoria Céleres. "Os sojicultores brasileiros caminham para o término dos trabalhos de colheita da safra 2004/05", afirma o relatório da consultoria.

Em relação ao ano passado, os trabalhos estão um pouco atrasados, apesar de terem avançado três pontos percentuais na comparação com a última semana. Nesta época, em 2004, 98 por cento das lavouras já tinham sido colhidas.

Até 6 de maio, 66 por cento da produção estimada havia sido comercializada, contra 61 por cento da média histórica. Porém, as vendas estão mais lentas que as registradas no ano passado (68 por cento).

"Muito da retração das vendas decorre do recuo das cotações da CBOT (bolsa de Chicago) e do fortalecimento do real no mercado doméstico", consideram os analistas.

"Diante das expectativas atuais, muitos produtores pretendem reter a soja esperando uma recuperação mais expressiva das cotações", acrescentam eles, ressalvando que o agricultor deve ser bastante ágil para realizar suas vendas nos próximos 60 dias, durante o período do "mercado do clima" nos EUA.

O dado mais recente sobre estimativa de produção da Céleres, divulgado na semana passada, indica uma safra 2004/05 de 52,7 milhões de toneladas.

"Na região Centro-Oeste, podemos considerar que, na prática, 100 por cento da área já foi colhida. Quando muito, algumas áreas residuais ainda restam para serem colhidas em Goiás e Mato Grosso", dizem os analistas da Céleres.

Segundo a consultoria, o clima seco da última semana favoreceu os trabalhos, principalmente no Rio Grande do Sul.

De acordo com a Céleres, a frustração de produção no Sul teve impacto direto na redução do custo da colheita nas demais regiões do país, uma vez que muitos prestadores de serviço levaram as colheitadeiras para o Centro-Oeste e o Nordeste. A maior oferta de máquinas diminuiu os gastos dos agricultores.

A comercialização está mais adiantada no Centro-Oeste, onde 73 por cento da produção prevista já foi vendida.

"Mas o ritmo das vendas atual está oito pontos percentuais inferior ao desempenho do ano anterior."

Na região Sul, 52 por cento da safra já foi comercializada, mesmo percentual obtido nesta época no ano passado.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/340010/visualizar/