Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 11 de Maio de 2005 às 07:21

    Imprimir


A Microsoft lançou hoje a nova versão de seu software para celulares, com habilidade de rodar em pequenos discos rígidos e com novas funções como a de rádio intercomunicador, além da segurança aprimorada e melhor suporte a Wi-Fi e Bluetooth. A empresa tem enfrentado dificuldade para se firmar no mercado de telefonia móvel, mas vê uma chance de derrubar rivais estabelecidas, como a líder Symbian, com o Windows Mobile 5.0.

O Windows Mobile 5.0 permite a visualização de e-mails em uma janela (pop up) no visor do aparelho assim que a mensagem é recebida. O software também oferece "push-to-talk", que permite ao usuário falar como se estivesse usando um walkie-talkie, apertando um botão quando quer dizer algo para quem está do outro lado do telefone. A base de código será comum para celulares e PDAs, como já acontece com os concorrentes como a Symbian, por exemplo.

A Microsoft espera que a nova versão do software esteja em aparelhos oferecidos pelas operadoras dentro de poucos meses. "Conseguimos fazer muito progresso", disse o presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, em entrevista.

A empresa entrou no segmento de telefonia móvel cerca de cinco anos atrás. O mercado de celulares é fragmentado, com uma série de operadoras, fabricantes de aparelhos e fornecedores de tecnologia que precisam trabalhar em conjunto para entregar produtos integrados e serviços.

"Com as operadoras lançando redes rápidas, o modelo de negócio baseado em dispositivos mais avançados começa a fazer mais sentido", disse o analista Hugues De La Verne, da empresa de pesquisa Gartner. A fatia da Microsoft no mercado de software para celulares é estimada entre 16 e 18%, enquanto a Symbian detém de 61 a 71% de participação.

A Symbian, criada em 1998, pertence à finlandesa Nokia e a outras fabricantes de aparelhos celulares como Siemens, Samsung e Matsushita Electric, que produz equipamentos com a marca Panasonic.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/340141/visualizar/