Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 10 de Maio de 2005 às 17:04
Por: Luciana Vasconcelos

    Imprimir


Brasília - Paz e cooperação internacional nortearam os discursos da abertura da Cúpula América do Sul - Países Árabes hoje (10) em Brasília. A questão palestina e a situação no Iraque também foram lembradas. O presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika, representando a Liga Árabe, pediu que Israel retire suas tropas dos territórios ocupados na Palestina. "É uma negação de justiça que não podemos aceitar".

Em seu discurso, o secretário-geral da Liga Árabe, Amre Moussa, disse que ignorar o pedido do povo palestino pode levar aos "caos internacional".

Sobre o Iraque, o presidente da Argélia defendeu que o país - "que já sofreu tanto" - deve ter as suas instituições eleitas democraticamente. E o representante da Liga Árabe, disse, por sua vez, esperar o restabelecimento da soberania no país.

A abertura da Cúpula teve segurança reforçada. Para entrar no auditório, os participantes tiveram que passar por detectores de metal e revistas, o que causou filas e atraso na cerimônia. Em Brasília também foram armadas diversas barreiras e ruas foram fechadas para a passagem dos chefes de Estado. O policiamento conta com o apoio de homens do Exército e tem utilizado o apoio de helicópteros e tanques.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/340254/visualizar/