Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 10 de Maio de 2005 às 16:55

    Imprimir


Moscou - A Rússia e a União Européia (UE) aprovaram, em sua 15ª cúpula, realizada na capital russa, iniciativas para aumentar a cooperação em quatro setores: economia; liberdade, segurança e justiça; segurança exterior; e pesquisa, educação e cultura. Essas iniciativas são o resultado do trabalho de quase dois anos para determinar os mecanismos de cooperação entre Rússia e UE e que, segundo o atual presidente do bloco, o primeiro-ministro de Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, são "só o começo" de um árduo caminho.

"Provavelmente precisaremos de muito tempo, haverá dificuldades, mas vamos superá-las", disse Juncker na reunião no Kremlin com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Segundo o presidente da Comissão Européia (CE, braço executivo da UE), José Manuel Durão Barroso, o desenvolvimento da democracia e o respeito dos direitos humanos na Rússia têm grande importância para as relações da UE com Moscou.

A cooperação entre UE e Rússia, disse Barroso, baseia-se "no reconhecimento do respeito aos princípios democráticos, às liberdades e aos direitos do homem". "O cumprimento das iniciativas permitirá avançar substancialmente na construção de uma Europa unida e criar as condições para a livre comunicação das pessoas", disse Putin no encerramento da cúpula.

O presidente da Rússia acrescentou que "do êxito das decisões hoje aprovadas e de suas conseqüências práticas depende a edificação de uma verdadeira associação estratégica entre Rússia e UE". Ao inaugurar os trabalhos da cúpula no Kremlin, Putin afirmou que a Rússia participa do processo de criação de uma "grande Europa unida".

"Nosso país participa (desse processo) da maneira mais sincera e mais interessada. Quero reiterar que damos prioridade à cooperação estratégica entre UE e Rússia", acrescentou. Putin expressou a convicção de que "a coordenação e a aprovação das iniciativas permitirão avançar de modo substancial na construção de uma Europa unida".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/340258/visualizar/