Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 10 de Maio de 2005 às 14:55

    Imprimir


O presidente da Argélia, Abdelaziz Buteflika, representante da Liga Árabe na Cúpula América do Sul-Países Árabes, pediu a Israel que se submeta às leis internacionais e, conseqüentemente, se retire dos territórios ocupados para abrir a possibilidade a um Estado palestino com Jerusalém como capital. O pronunciamento foi realizado no discurso de abertura da cúpula em Brasília.

"Devemos encontrar uma solução para que Israel se submeta às leis internacionais e aceite a paz negociada", destacou o chefe de Governo argelino e também presidente da Liga Árabe. "É direito soberano dos palestinos ter Jerusalém como capital e a retirada de Israel dos territórios ocupados", concluiu.

Abdelaziz Buteflika dirige o encontro em Brasília ao lado do colega brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. Bouteflika se mostrou otimista com a cooperação entre os blocos. Ele afirmou que os esforços dos árabes visam alcançar um desenvolvimento econômico equilibrado através do estado de direito. Para ele, é possível uma real parceria entre os dois grupos.

Bouteflika afirmou que todos os países que participam da cúpula têm a mesma meta. "Nós podemos tomar o nosso papel na cena internacional dentro das Nações Unidas, trabalhando pela proteção ao meio ambiente, uma melhor segurança e um mercado internacional mais justo".

"As trocas culturais devem estabelecer amizade e cooperação entre os povos, fazendo com que as civilizações sejam potências importantes", ressaltou.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/340292/visualizar/