Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 10 de Maio de 2005 às 13:30

    Imprimir


Discussões entre as japonesas Sony e Toshiba para unificar os formatos de DVD de próxima geração estão se inclinando em favor da estrutura de disco proposta pela Sony. As empresas, comandando alianças rivais, vêm travando há três anos uma guerra para que seus novos padrões de tecnologia sejam adotados pela indústria e conquistem vantagem nos mercado multibilionário de aparelhos e drives de DVD e discos ópticos.

No mês passado as companhias anunciaram que estavam negociando a fim de desenvolver um padrão comum, em um esforço para evitar duplicidade de formatos como no caso do VHS e Betamax para o videocassete, o que pode desencorajar os consumidores e sufocar o crescimento do segmento.

A tecnologia Blu-ray, da Sony, conta com o apoio de um grupo que inclui Dell, Samsung Electronics, Philips Electronics e Matsushita Electric Industrial, responsável pela marca Panasonic. Uma fonte disse que um formato unificado baseado na estrutura de disco proposta sob o padrão Blu-ray estava sendo discutida nas negociações, realizadas entre Sony, Toshiba e Matsushita.

Acrescentou, porém, que não estava claro se e quando as duas partes chegariam a um acordo final sobre um formato comum. O jornal Nihon Kenzai informou que a Sony e a Toshiba estavam nos estágios finais de negociações para a adoção de um novo formato baseado na estrutura de disco do Blu-ray e no software da Toshiba para transferência eficiente de dados e proteção aos direitos autorais.

No Blu-ray, a camada que retém os dados fica na superfície de um substrato, recoberta por películas protetoras finas, enquanto nos discos HD-DVD, o padrão proposto pela Toshiba, a camada que armazena os dados fica entre dois substratos.

Ambas as tecnologias usam laser azul, que tem comprimento de onda menor que o vermelho usado pelos DVDs atuais, e por isso podem guardar mais informações em volume suficiente para filmes em alta definição.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/340309/visualizar/