Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 09 de Maio de 2005 às 20:30

    Imprimir


Na manhã de hoje, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, recebeu, no Itamaraty, o ministro de estado e representante pessoal do presidente da república da Argélia, Abdel Aziz Bel Khaden, e o ministro dos negócios estrangeiros do Egito, Abu Gheit.

Nas reuniões, que não tiveram agenda pré-definida, os chanceleres conversaram individualmente com o ministro Celso Amorim para tratar de temas de interesse bilateral e da agenda da Cúpula América do Sul - Países Árabes.

Para o ministro Celso Amorim, o encontro com o diplomata egípcio rendeu bons resultados e a expectativa é de estreitar ainda mais as relações com o país. "Assinamos um acordo cultural, mas temos a expectativa de que o ministro possa voltar ao Brasil em uma visita mais prolongada porque, além desse contexto geral, é também fundamental que os dois maiores países do mundo árabe e do mundo sul-americano possam se encontrar".

Segundo Celso Amorim o ministro Abu Gheit trouxe uma mensagem do presidente do Egito para ser entregue ao presidente Lula. "Egito e Brasil sempre tiveram ótimas relações políticas e culturais. E discutimos também o nível de comércio. Queremos incentivar o comércio e, ao mesmo tempo, queremos aumentar as exportações egípcias para o Brasil", afirmou Abu Gheit.

"Para esse objetivo, já temos um acordo entre o Egito e o Mercosul e temos agora que avançar na negociação dos produtos", completou Celso Amorim.

Durante à tarde Celso Amorim recebe os chanceleres do Catar, Tunísia, Suriname e Sudão, e em seguida acontece uma reunião de chanceleres dos países da América do Sul e árabes.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/340416/visualizar/