Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 09 de Maio de 2005 às 20:25

    Imprimir


Los Angeles - O desenhista e animador Joe Grant, conhecido como o artista que ensinou Dumbo a voar, morreu na sexta-feira, aos 97 anos. Grant fez parte do grupo de animadores que tornou possível as primeiras animações dos estúdios Disney. Entre seus principais trabalhos estão Branca de Neve e os Sete Anões (1937), Pinóquio (1940), Fantasia (1940) e Dumbo (1941).

Segundo comunicou hoje o ex-presidente do Sindicato de Animadores, Tom Sito, "Grant teve a morte que qualquer artista deseja, com um lápis na mão".

Nascido em 1908, Grant foi uma descoberta pessoal de Walt Disney, que em 1933 convidou o artista nascido em Nova York para trabalhar nos seus estúdios com o sucesso das caricaturas que publicava no jornal Los Angeles Times.

Sua influência artística foi aumentando com os anos e passou a participar do trabalho dos desenhos históricos da produtora, como Fantasia e Pinóquio.

Além disso, Grant e sua cachorrinha "cocker spaniel" chamada Lady, foi a inspiração para a protagonista feminina de A Dama e o Vagabundo, de 1955.

Grant deixou os estúdios Disney em 1949 para formar sua própria companhia de desenho gráfico, e regressou ao campo da animação em 1992. Apesar da sua idade avançada continuou trabalhando até o último dia com um talento tão admirável como sua mente clara e sua saúde.

"Ele só deixou de ir ao estúdio quando teve de utilizar uma bengala, após uma queda, para que não pensassem que ele era um velho", lembra seu o amigo e também animador e diretor espanhol Raúl García que trabalhou com ele em Aladim (1992), Pocahontas(1995) e Fantasia 2000 (1999).





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/340417/visualizar/