Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 09 de Maio de 2005 às 18:37

    Imprimir


Acontece nesta terça (10/05) e, Alta o projeto “Concertos Populares”, que apresentará por oito cidades do Estado a obra de um dos mestres Mato-grossenses da música. Poucas pessoas sabem, mas, um dos grandes compositores do Brasil nasceu em Cuiabá, com o nome de Levino Albano Conceição. Falecido desde 1955, e com pouquíssimas obras gravadas “do próprio punho”, o compositor acabou por ser pouco conhecido até mesmo em sua terra natal.

O violonista Leandro Carvalho resgatou a obra do mestre, gravou e lançou, no final de 2003, um disco intitulado “Cromo”, que traz uma série de faixas das músicas de Levino. “Nosso objetivo é levar a riqueza da obra deste compositor para o público do Estado em que ele nasceu, permitindo que a população conheça um pouco mais a riqueza de suas raízes culturais”, disse Leandro.

Nesse trajeto, o músico se apresentou na última quinta (05) em Sorriso, no sábado (07) em Sinop, e após a apresentação em Alta Floresta, percorrerá cidades como Tangará da Serra, Cáceres, Rondonópolis, Barra do Garças e, por fim, Cuiabá.

Junto de Leandro, outros quatro músicos e um poeta, farão as apresentações ao vivo. De acordo com o violonista, os músicos foram escolhidos a dedo. “Afinal, temos que honrar a música de Levino em espetáculos ao vivo”, ponderou.

Quem acompanha Leandro nos show são os músicos Cláudio Ferreira (o Cláudinho, da dupla Henrique e Cláudinho), que fica encarregado da viola caipira. Deivison Branco, que toca o violino nas apresentações. Ney Arruda, que fica com a viola de arco. A cantora Margarete Rodrigues, que cuida dos vocais em três músicas do espetáculo. Além deste time, o poeta Reinaldo Rodrigues declamará algumas poesias de João Pacífico durante as apresentações.

O projeto Concertos Populares conta com o apoio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura, Unimed Cuiabá, Brasil Telecom e Rede Cemat. Quem assina a produção cultural é a MO Arte & Mídia.

Documentário

Nesse retorno de Levino à sua terra natal, a viagem musical será tema de um documentário do cineasta João Carlos Bertolli. A idéia é registrar não só as apresentações musicais, mas também tudo aquilo que surge em seu entorno.

“Vamos documentar a população da região, a receptividade à musica de Levino, fazer também uma espécie de dia a dia da turnê por Mato Grosso e, claro, gravar alguns dos espetáculos”, explicou Carvalho.

O vídeo também registrará a passagem de Leandro por São Paulo, onde participará do Projeto Rumos, do Itaú Cultural. A apresentação será no dia 17 de maio. Além do documentário, o Rumos estará gravando a apresentação para a edição de um DVD ao vivo com os artistas do projeto.

Com a agenda cheia, o músico também irá, nos intervalos dos Concertos Populares, fazer seis show na Inglaterra. Após sua primeira apresentação na capital inglesa, em 2002, Leandro foi convidado a retornar, o que aconteceu no ano passado. Após a gravação de seu mais novo CD, chamado London Poem, com músicas de compositores brasileiros e participação do “Britton String Quintet”, ele foi convidado mais uma vez para levar o som do Brasil aos ouvidos europeus.





Fonte: Empório da Notícia - Assessoria de Imprensa, Comunicação e R

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/340437/visualizar/