Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 09 de Maio de 2005 às 13:04

    Imprimir


Representantes das comunidades dos bairros Ribeirão do Lipa, Jardim Vitória, Araés e Beira Rio, em Cuiabá, tomarão posse, na próxima terça-feira (dia 10) nos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseg). A cerimônia de posse será às 19h, no auditório da Secretária de Infra Estrutura (Sinfra).

Os Conselhos comunitários funcionam como um facilitador entre as polícias na resolução dos problemas relativos à segurança pública, nos bairros. Eles se reúnem (no mínimo) uma vez a cada mês, levantam problemas e traçam estratégias.

"Além da comunidade, participam dos conselhos os comandantes de policiamento comunitário local – quando há, ou do batalhão que responde pela comunidade, além dos delegados de polícia e também convidados, dependendo do tema a ser tratado. Eles são a ponte entre a comunidade e o governo", explica o coordenador de Polícia Comunitária da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, major Wilson Batista.

As comunidades do Ribeirão do Lipa e do Jardim Vitória irão ganhar suas companhias de polícia comunitária ainda este ano. No bairro Araés, a sede da companhia já está sendo construída em uma parceria entre a comunidade, a prefeitura municipal e o Governo do Estado. A companhia comunitária do bairro Beira Rio foi inaugurada no ano passado e agora implanta seu conselho.

"O trabalho fica muito mais ágil, quando a comunidade passa a atuar de forma organizada com a polícia do seu bairro. Os resultados são extremamente positivos", assinala o secretário de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira.

Cada conselho tem uma média de 10 a 15 representantes. Qualquer pessoa da comunidade pode fazer parte do Conselho Comunitário de Segurança, desde que respeite alguns critérios como não ter antecedentes criminais, morar ou trabalhar no bairro e ser maior de 18 anos.

Hoje, funcionam, em todo o Estado, 12 Conselhos Comunitários de Segurança Pública. Sendo sete em Cuiabá, dois em Várzea Grande, dois em Rondonópolis e um em Barra do Garças. A comunidade do bairro Pedra 90, em Cuiabá, foi a primeira a implantar seu Conselho, em 2003. As comunidades interessadas em implantar um Conseg podem entrar em contado com a Coordenadoria de Polícia Comunitária da Sejusp, pelo telefone 613-5554.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/340513/visualizar/