Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 09 de Maio de 2005 às 12:30

    Imprimir


Um índice para o município de Vila Velha comemorar. Práticas simples de prevenção fizeram com que a cidade reduzisse substancialmente os índices de mortalidade infantil. Em 2000, para cada grupo de mil nascimentos, 20,35% crianças morriam antes de completar o primeiro ano de vida. Em 2004, a taxa de mortalidade baixou para 12,3%.

Para conseguir alcançar essa redução de 39,5%, práticas simples e investimentos foram adotados pela secretaria municipal de Saúde. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Vila Velha, Gilza Aparecida Pimentel Rodrigues, disse que, além da contratação de mais obstetras, novos aparelhos e colocar todas as unidades de saúde em pleno funcionamento, uma parceria foi fundamental para esse sucesso. As pastorais e igrejas colaboram de forma decisiva nessa campanha.

Colocamos todas as unidades de saúde em pleno funcionamento, contratamos mais obstetras, adquirimos novos aparelhos como ultra-som e melhoria do exame pré-natal nós fizemos uma parceria com as igrejas e pastorais. Pedimos que essas instituições, que costumam ajudar as mães com enxoval e alimentação, concedessem esses benefícios apenas diante da apresentação do cartão pré-natal. Para receber qualquer coisa, as mães precisavam estar com os exames em dia, destacou.

A coordenadora destacou que a meta do município é diminuir ainda mais essa taxa. Gilza Rodrigues afirmou que o objetivo é que o número de crianças que morrem antes de completar um ano de vida seja menor do que 10%. Para isso, a secretaria pretende continuar os trabalhos e realizar concursos públicos para dar mais estabilidade ao profissional de saúde.

“Muitas vezes, nós formamos os profissionais, mas eles fazer concursos em outros municípios e acabam se transferindo. Agora queremos dar mais segurança e estabilidade no trabalho do profissional de saúde, ressaltou.

Mas a coordenadora destacou que as mães tem um papel fundamental no combate à redução da mortalidade infantil. Gilza Rodrigues ressaltou que o acompanhamento da mãe, desde o início da gravidez, é importante para uma gestação saudável.

“O pré-natal é importante para a mãe e para o bebê. Assim que desconfiar da gravides, a mulher deve procurar um médico ou a unidade de saúde mais próxima para que sejam realizados todos os exames. O pré-natal é fundamental para uma gravidez saudável, destacou.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Vila Velha e a secretária de Saúde do município, Márcia Andriolo, vão apresentar os resultados do trabalho no XXI Congresso Nacional de Secretários em Cuiabá, Mato Grosso.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/340521/visualizar/