Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 09 de Maio de 2005 às 08:23

    Imprimir


A emoção tomou conta de 50 empregas domésticas beneficiadas com casas doadas pelo Governo do Estado em Tangará da Serra (239 km a Médio-Norte de Cuiabá). O sorteio das chaves foi realizado na tarde de sábado (07.05), no auditório da Associação Comercial da cidade, e contou com a presença de autoridades locais e das famílias das contempladas. Além das empregadas domésticas, foram contemplados ainda cinco bombeiros e cinco policiais militares.

Risos e choros dominaram o ambiente. As contempladas fazem parte da Associação Tangaraense de Empregadas Domésticas, e a realização do sonho da casa própria foi possível graças à parceria entre Governo do Estado e a empresa local Habitabem Tecnologia e Desenvolvimento, que doou os lotes para construção das unidades. O Estado entrou com um investimento de R$ 269 mil, do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).

As beneficiadas começaram a mudar neste domingo (08) para o residencial. "Algumas estavam com a mudança em cima do caminhão, esperando apenas o sorteio das chaves", disse Elaine Brinker, coordenadora voluntária da Associação das Empregadas Domésticas.

Para Maria da Silva Arcanjo, de 30 anos, mãe de dois filhos, divorciada e que estava morando de favor na casa de amigos, ter a chave da casa própria nas mãos é a realização de um sonho antigo. "Eu só tenho a agradecer ao governador Blairo Maggi e à primeira-dama Terezinha Maggi, pois, se não fosse por eles, eu ainda estaria morando de favor. Parece um sonho", disse a empregada, que não conseguia conter as lágrimas.

Como Maria Arcanjo, muitas outras beneficiadas estavam em situação parecida. A presidente da Associação das Empregadas de Tangará da Serra, Sidenir Aparecida dos Santos, ressaltou que diversas pessoas da cidade chegaram a zombar dela, dizendo que as casas eram somente promessa e que nunca seriam entregues para as empregadas. "Eu fui parar no hospital quando recebi a informação de que as casas estavam prontas e seriam entregues. Todo este tempo eu segurei a emoção, agüentei chacota e agora vejo que este Governo é diferente de todos os outros: cumpre promessa de campanha", destacou.

As casas doadas pelo Governo estão resgatando a dignidade e promovendo a inclusão social de milhares de pessoas em todo o Estado. Com a economia do dinheiro gasto no pagamento do aluguel, Maria de Lourdes Pereira, de 39 anos, mãe de quatro filhos, investirá na educação dos filhos.

"Vai sobrar um dinheirinho extra e poderei melhorar a qualidade de vida das minhas crianças, comprar roupa, calçado, melhorar a compra do mês", disse a empregada, que recebe um salário mínimo mensalmente.

A situação repete-se com outras contempladas. Há casos em que a beneficiada gastava mais da metade do salário ganho no pagamento de aluguel. "Algumas pagavam R$ 180 por um quarto e banheiro", destacou a presidente da Associação das Empregadas Domésticas de Tangará da Serra, Sidenir Aparecida dos Santos.

O coordenador-geral das Políticas Públicas de Habitação da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania, Adinalvo Souza Lopes, destacou, no sorteio das chaves, que a habitação é prioridade para o Governo, que, por meio da Secretaria de Estado de Infra-Estrutura e da Setec, está cumprindo um compromisso de campanha do governador Blairo Maggi.

Adinalvo Lopes reforçou o discurso de Maggi, proferido em inaugurações de casas. "Essa casa é de vocês, mas não podem ser vendidas, alugadas ou cedidas para outras pessoas. Cuidem, zelem e construam um futuro feliz no novo lar. Graças à iniciativa e à força de vontade do Governo, estamos possibilitando um futuro melhor a todos, retribuam com o carinho e o cuidado", discursou.

O empresário Antônio Cabral, proprietário da Habitabem, lançou um desafio às mulheres. Aquela que plantar a melhor horta almoçará, no Palácio Paiaguás, com o governador Blairo Maggi, a secretária Terezinha Maggi e o secretário de Infra-Estrutura, Luiz Antônio Pagot. "E o almoço será preparado com os legumes da horta", firsou Cabral.

RESIDENCIAL ALTO DA BOA VISTA - As casas construídas pelo Governo em Tangará da Serra seguem o padrão popular: com 39,64 metros quadrados de área construída, dotadas de dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O local conta com a infra-estrutura completa, como água, luz e telefone. Está a 5 km do centro da cidade, possui escola, supermercado, Posto de Saúde e linha de ônibus que atende o bairro.

Segundo Cabral, o Governo, em parceria com a Habitabem, construirá mais 150 casas populares em Tangará, sendo 50 em 2005 e as outras 100 no próximo ano. O coordenador-geral das Políticas Públicas de Habitação da Setec, Adinalvo Souza Lopes, destacou que a Comissão Municipal de Habitação de Tangará já selecionou mais 25 famílias para serem contempladas com casas que serão inauguradas no Município.

A seleção dos contemplados é coordenada pela Setec, que auxilia as comissões municipais. Para participar do programa habitacional do Governo, o "Meu Lar", o interessado deve morar há mais de dois anos no Município, ter renda familiar de até dois salários mínimos, não ser proprietário de imóvel urbano ou rural, nem ter sido beneficiado por qualquer programa habitacional municipal, estadual ou federal.

DIA DAS MÃES - Ao final da entrega das chaves, foi exibido um vídeo gravado pela secretária Terezinha Maggi, que deixou um recado especial às contempladas. Além de destacar a importância da moradia, Terezinha Maggi também desejou um especial Dia das Mães.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/340585/visualizar/