Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 09 de Maio de 2005 às 04:20

    Imprimir


Montevidéu - Os primeiros resultados das eleições provinciais do Uruguai, recolhidos pelas pesquisas de boca-de-urna, mostram um tímido avanço da esquerda em importantes departamentos do interior. Emboras as sondagens mostrem a coalizão de esquerda Encontro Progressista-Frente Ampla vencendo em apenas três dos 19 departamentos, as províncias envolvidas têm um grande peso demográfico e econômico.

Segundo os dados fornecidos pela empresa Cifra, a coalizão de esquerda, que desde março passado governa pela primeira vez o país, teria mantido, pelo quarto período consecutivo, a intendência (prefeitura) de Montevidéu. Seu candidato, Ricardo Ehrlich, um desconhecido até poucos meses atrás, teria obtido 60% dos votos, perdendo apenas 5% do apoio eleitoral que a coalizão recebeu nas eleições nacionais de 31 de outubro.

Por sua parte, o Partido Colorado, que na votação nacional obteve 11%, teria dobrado esse resultado na capital, e seu candidato, Pedro Bordaberry, teria alcançado 25% dos votos. A segunda vitória da Frente seria no departamento metropolitano de Canelones, segundo em importância do país, segundo a empresa Factum.

As pesquisas falam de um triunfo do Partido Nacional, pois "os brancos", como são conhecidos, teriam conseguido manter as 13 intendências com as quais contavam até agora. Resultados oficiais devem ser divulgados nesta madrugada.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/340643/visualizar/