Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 07 de Maio de 2005 às 23:40

    Imprimir


Roma - O Papa Bento XVI afirmou neste sábado que resistirá às tentativas de "enfraquecer" os ensinamentos do Vaticano, indicando que manterá as posições firmes de João Paulo II contra o aborto e a eutanásia e que trabalhará para garantir a obediência à doutrina da Igreja.

Bento XVI traçou um quadro sobre seu papado em uma homilia durante a cerimônia em que tomou posse do trono de mármore e mosaico na antiga basílica romana de São João em Laterano. A cerimônia é a última que marca formalmente a assunção de Bento XVI ao papado.

O papa "não deve proclamar suas próprias idéias, mas ligar sempre seu nome e o nome da Igreja com a obediência às palavras de Deus, quando sofrer todas as tentativas de adaptação ou de fraqueza, e também oportunismo", afirmou.

"É isto o que fez o Papa João Paulo II, quando ... enfrentou interpretações errôneas sobre a liberdade .... a inviolabilidade dos seres humanos, a inviolabilidade da vida humana da concepção à morte natural", afirmou. "A liberdade para matar não é uma verdadeira liberdade, mas uma tirania que reduz o ser humano à escravidão", disse o pontífice à congregação, que aplaudia.

Na linguagem do Vaticano, a frase em defesa da vida "da concepção até a morte natural" se refere à proibição do aborto e da eutanásia.

Os pontífices precisam ser empossados como bispos de Roma e, por tradição, esta cerimônia acontece nesta antiga basílica que o Vaticano descreve como "a mãe e a cabeça de todas as igrejas da cidade de Roma e do mundo".





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/340651/visualizar/