Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 07 de Maio de 2005 às 20:10
Por: Alex Richardson

    Imprimir


O ganhador do prêmio Nobel David Trimble, articulador do acordo de paz da Irlanda do Norte em 1998, renunciou à presidência do Partido Unionista Protestante do Ulster (UUP) no sábado, depois dos maus resultados nas eleições britânicas e a perda de sua cadeira no Parlamento.

"Houve tempos difíceis, mas também tempos em que conseguimos fazer uma diferença", disse Trimble em uma breve declaração divulgada depois que ele anunciou às autoridades do partido que não queria mais continuar como presidente, cargo ocupado desde 1995.

Trimble ficou conhecido pelos esforços de aproximar os céticos protestantes pró-Inglaterra a um acordo com os republicanos católicos irlandeses. O político irlandês dividiu o prêmio Nobel da paz com o líder católico moderado John Hume pelo papel no acordo de paz em 1998.

"Não tenho dúvida de que a Irlanda do Norte é um lugar muito melhor graças aos nossos esforços."

Trimble, de 60 anos, foi a maior vítima da derrota eleitoral do UUP. O partido, que era a força dominante na política da Irlanda do Norte durante a maior parte da história da província, foi reduzido a um único representante, enquanto o Partido Democrático Unionista (DUP), de linha dura e liderado por Ian Paisley, conquistou mais vagas no Parlamento.

Paisley, que acusou Trimble de "traidor" por ter assinado o acordo de paz, não escondeu o contentamento.

"Ele (Trimble) não escutava ninguém, então cavou a própria sepultura e se enterrou", disse o pastor de 79 anos na sexta-feira, quando os resultados das eleições foram anunciados.

O acordo de paz de 1998, endossado pela Inglaterra e pela Irlanda, tentou acabar com o conflito de 30 anos no qual 3.600 pessoas morreram, ao estabelecer um governo compartilhado semi-autônomo em Belfast.

A violência diminuiu em grande parte, mas as divergências em relação à existência do IRA prejudicaram os esforços de estabelecer um governo estável, e o governo inglês reassumiu em 2002.

O Sinn Fein, braço político do IRA, também ganhou terreno nas eleições, deixando a Inglaterra e a Irlanda com a difícil tarefa de mediadora de um acordo entre os dois extremos da política da Irlanda do Norte.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/340689/visualizar/