Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 07 de Maio de 2005 às 07:38

    Imprimir


O Brasil deve ultrapassar os Estados Unidos na liderança mundial da produção de soja nos próximos três anos à medida em que os fazendeiros nacionais avançam a fronteira agrícola em território amazônico. A estimativa é de um organismo americano, o U.S. Foreign Agricultural Service (Serviço de Agricultura do EUA, na tradução literal), a partir de seu escritório em Brasília, que projeta uma colheita de 59 milhões de toneladas de grãos até janeiro de 2007 e leva em conta uma taxa anual de crescimento de 8,3%.

O documento informa que daqui a três ou cinco anos o Brasil poderá se tornar o maior produtor mundial de soja a partir da expansão das plantações para o nordeste do Mato Grosso e dos Estados de Tocantins e Pará. Para este ano o Departamento de Agricultura dos EUA estima uma safra de 54 milhões de toneladas, a terceira redução das estimativas de 2005 devido à estiagem que afeta as plantações brasileiras.

Essa estiagem afetou os preços do grão na Bolsa de Chicago, indicador mundial dos preços para commodities, que subiu 26% desde o dia 4 de fevereiro, data em que as cotações desceram para o seu menor nível em 31 meses.

O organismo americano calcula que os fazendeiros brasileiros podem expandir a área plantada de soja em 3,5% até 2007. As exportações da commodity também devem aumentar neste período em 22% e atingir 23,45 milhões de toneladas.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/340930/visualizar/