Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 07 de Maio de 2005 às 06:37
Por: Giordanna Santos

    Imprimir


Grupos musicais e cantores mato-grossenses lançam hoje o CD Movimento do Samba - Coletânea MT, com o apoio exclusivo do Grupo Gazeta de Comunicação via Fundo Estadual de Cultura. O álbum reúne 19 sucessos de artistas regionais gravados especialmente para o disco. No repertório estão as bandas Karadogol, Karapulsa, Toq d" Prazer, Segura Onda, Du"Gueto, Sedusamba, Temperos do Samba, Verão 10, Estima Show, Sossego, Sandrinho Lemes, Ernani Andrade, Arte do Pagode, Eldo Lara, Edinho Cuiabano, Washington, Théozinho MSP, Nilson Brito e Edinho de Souza. O lançamento conta com a participação de DJ Adão e MC Walter Babylonya. Outro diferencial é que o show terá dois palcos, telão e até mesmo sorteio de brindes.

Projeto - O Movimento do Samba foi criado há dois anos, mas a concretização do projeto só ocorreu em 2004 por meio do Samba na Praça, evento realizado sempre às quartas-feiras, durante três meses, na praça Ipiranga, centro de Cuiabá. No mês passado o projeto voltou à praça para promover o pré-lançamento do álbum Movimento do Samba, uma forma de "aquecer" o lançamento oficial.

"O Movimento do Samba é uma entidade que reúne bandas e cantores-solo de várias regiões de Mato Grosso. Esse primeiro CD surgiu depois de uma caminhada de dois anos", afirma o presidente da diretoria do Movimento do Samba, Edson de Souza, do Grupo Karadogol. Após a integração das 89 bandas e cantores de Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande e Tangará da Serra eles resolveram oficializar a entidade, que sempre está aberta para receber novos grupos de todo o Estado. Além desse CD a entidade pretende lançar outros álbuns e até mesmo um DVD. A diretoria do Movimento do Samba também quer trazer artistas nacionais para ministrar cursos, palestras e workshops. "Nós pretendemos engrandecer o conhecimento musical dos artistas regionais e também incentivar a produção cultural no Estado", afirma Souza.

Nesse primeiro disco foram escolhidas algumas das 89 bandas e a partir do lucro desse trabalho a diretoria poderá investir no segundo CD e assim dar oportunidade e espaço para outros grupos. "O impulso para a institucionalização da entidade e o esforço para o lançamento deste primeiro CD teve início há sete meses dentro do projeto Samba na Praça" ressalta o sambista.

O Movimento do Samba pretende realizar outros eventos para divulgar o disco no interior do Estado. "Queremos expandir o projeto e fazer o lançamento em Rondonópolis, Tangará da Serra e Várzea Grande", diz Souza.

Integrantes e bandas - O Movimento do Samba, que já existe há dois anos, tem como integrantes da diretoria músicos regionais como Edson Souza, que é o presidente, Neto, do grupo Segura Onda, como vice-presidente. Théozinho MSP assume a parte financeira, como 1º tesoureiro, Markito é o 2º tesoureiro e há os secretários Jumar Neves e Edson de Souza Cruz.

Esse primeiro CD contou com a participação de duas atrações do interior do Estado. "O Movimento pretende divulgar mais ainda as bandas e cantores musicais do interior", ressalta Souza.

Um dos grupos do interior é de Rondonópolis e, mesmo não sendo muito conhecido em Cuiabá, vem fazendo apresentações até mesmo fora do Estado. O grupo rondonopolitano é o Temperos do Samba, que já existe há nove anos e já lançou três álbuns, o primeiro em 1999, o segundo em 2000 e o último e mais recente em 2003.

A outra banda é de Tangará da Serra e já existe desde de 2002. Arte do Pagode, que canta no CD a música "O samba não pode faltar", teve o primeiro disco lançado em 2003.

Outro grupo de samba que vai se apresentar é o Karapulsa, que já existe há dois anos mas esteve parado durante um ano. A banda já está na segunda formação e vai comemorar um ano da retomada dos trabalhos no dia 14, na casa de shows Apoteose.

Uma das bandas mais antigas que está participando do Movimento é a Karadogol. Esse grupo já está há seis anos no cenário musical e conta com três discos gravados.

Trabalho social - Souza diz que além de possibilitar a divulgação de novos sambistas, a entidade pretende desenvolver um projeto social com crianças carentes.

"Como a maioria dos músicos trabalha nos finais de semana, a proposta é ministrar aulas de cavaquinho, pandeiro e outros instrumentos musicais durante a semana. Nós já estamos buscando patrocinadores para esse novo projeto".

Serviço - A festa de lançamento do CD Movimento do Samba - Coletânea MT acontece hoje (07) na Choperia Nosso Canto, localizada no bairro Dom Aquino, a partir das 22h. Ingressos: R$ 7 (antecipado) e R$ 10 (na hora). Pontos de vendas: Choperia Nosso Canto e City Lar. Mais informações: 623-7804 e 9907-8876.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/340945/visualizar/