Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 07 de Maio de 2005 às 06:12

    Imprimir


Washington - Satélites de espionagem americanos detectaram o que podem ser preparativos da Coréia do Norte para realizar o teste de uma arma atômica, embora analistas afirmem que tudo pode não passar de mais um blefe norte-coreano. As imagens de satélite mostram que a Coréia do Norte abriu e voltou a fechar um poço de proporções consideráveis em um suposto local de testes em Gilju, no nordeste do país. As informações são de uma autoridade americana que pediu para não ser identificada.

O poço teria sido aberto de modo consistente com a preparação para uma explosão nuclear subterrânea, mas não se pode afirmar que uma bomba tenha realmente sido depositada em seu interior. Além disso, foram construídos palanques a uma distância segura do poço, provavelmente para que autoridades possam acompanhar a detonação.

Outras autoridades americanas tentaram minimizar as observações, dizendo que os preparativos norte-coreanos podem ter outras finalidades. O governo da Coréia do Norte alega possuir armas nucleares, e o governo dos EUA acredita nisso. Mas um teste confirmaria a crença e a extensão da capacidade nuclear do país asiático.




Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/340954/visualizar/