Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 06 de Maio de 2005 às 20:25

    Imprimir


A Coordenadoria de Qualidade de Vida da Secretaria de Estado de Saúde (Ses) em homenagem aos Dias das Mães, comemorado todo segundo domingo de maio, promove hoje, 06 de maio, o projeto “O Universo é Mãe”, que visa valorizar as servidoras mães, voltando as ações para a promoção da saúde e da qualidade de vida da mulher.

De acordo com a coordenadora substituta da Qualidade de Vida, Antonieta Fernandez de Campos, foi feito um levantado que detectou que na Saúde entre o quadro total de servidoras, existem 400 mães. No dia do evento, as servidoras se reunirão no hall da Secretaria, onde serão realizadas apresentações artísticas e culturais, como canto, poesia e dança. Também será sorteado um kit beleza. Além disso, todas as 400 mães receberão pão de mel simbolizando o carinho, o respeito, a admiração pelo estado de ser mãe.

Na oportunidade, as servidoras receberão orientações e informações sobre os programas de atenção integral à saúde da mulher. De acordo com o superintendente de Atenção Integral à Saúde, Victor Rodrigues, o programa “Viva Mulher” tem como objetivo reduzir a mortalidade e as conseqüências psicossociais que o câncer de colo de útero pode causar às mulheres. As ações do “Programa Viva Mulher” incluem, entre outras, a coleta e a realização de exames citopatológicos preventivos, mais conhecido como papanicolau.

Outra política de atenção à Saúde da mulher que se destaca é a da prevenção do câncer de mama. Visando a prevenção deste tipo de câncer, a Secretaria tem adquirido e distribuído mamógrafos para os municípios do Interior para a realização da mamografia, um exame radiológico dos tecidos moles das mamas e que é considerado um dos mais importantes procedimentos para o rastreio do câncer de mama.

Por outro lado, também são estimuladas políticas de planejamento familiar baseadas no direito da mulher em decidir de um modo livre e responsável o momento certo de iniciar sua vida sexual, sobre o número e o período adequado de filhos que pretende ter, e o de defender e de promover a sua qualidade de vida. Ao implementar estas políticas do Ministério da Saúde (MS), a Secretaria de Estado de Saúde articula e estimula a sua inserção das ações nos municípios, conforme preconizam as Normas Operacionais de Assistência à Saúde (NOAS), que dizem que o planejamento familiar faz parte das atividades mínimas de atenção básica à saúde da mulher, com a realização de pré-natal.

A Saúde incentiva ainda os municípios a instituir o parto humanizado, que proporciona à mulher o direito de ter acompanhamento durante o parto e no pós-parto imediato em qualquer hospital público ou conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento de qualidade às gestantes de alto risco, bem como a implementação de redes hospitalares de assistência às gestantes e ao recém-nascido nos municípios.





Fonte: Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/341005/visualizar/