Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 06 de Maio de 2005 às 08:43
Por: Valéria Cristina da Silva

    Imprimir


O governo do Estado está ultimando detalhes para enviar à Assembléia Legislativa, nos próximos dias, o projeto de lei que cria uma região metropolitana em Mato Grosso.

A região metropolitana mato-grossense que se unirá às 23 restantes do país será formada por cinco municípios da Baixada Cuiabana (Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger e Nossa Senhora do Livramento). O Executivo já vem trabalhando nesse projeto há cerca de dois meses. O fato novo é que os prefeitos da Capital, Wilson Santos (PSDB) e de Várzea Grande, Murilo Domingos (PPS), estão pressionando por agilidade no processo. Por não fazerem parte de uma região metropolitana, as prefeituras estão perdendo recursos de programas do governo federal.

Ontem os dois prefeitos das maiores cidades do Estado se reuniram para falar com o governador Blairo Maggi (PPS) sobre o transporte coletivo no Aglomerado Urbano. O Aglomerado foi criado para tornar mais fácil a solução de problemas comuns entre os dois municípios. Contudo, somente a questão do transporte coletivo avançou um pouco. Com a transformação em região metropolitana, envolvendo outras cidades, um maior número de cidadãos serão beneficiados e a possibilidade de conseguir recursos do governo federal também é maior. O próprio Murilo Domingos citou ter perdido recentemente um convênio de aproximadamente R$ 10 milhões por não estar em uma região metropolitana. O programa seria destinado à construção de casas, saneamento básico e infra-estrutura de forma geral. O prefeito varzea-grandense destacou que em breve o problema será resolvido, com a instituição da região metropolitana.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/341167/visualizar/