Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 06 de Maio de 2005 às 08:37
Por: Valéria Cristina da Silva

    Imprimir


A eleição para escolha do prefeito de Vale de São Domingos (a 35 km de Pontes e Lacerda) terá três candidatos. O presidente da Câmara Municipal, vereador Anário Vicente Ferreira (PV), que está na prefeitura interinamente, é um dos candidatos e aposta na vitória. Seus concorrentes serão o segundo colocado nas eleições de 2004, Geraldo Martins da Silva (PPS) e o ex-vereador Sílvio Gomes da Silva (PTB). Este último é do grupo da prefeita cassada Yolanda de Gois (PSDB).

O novo pleito acontece em 5 de junho. Ontem foi o prazo final dado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) para realização das convenções de escolha de candidatos. Todos realizaram as convenções ontem no final da tarde.

Uma nova eleição teve que ser determinada em Vale de São Domingos porque Yolanda, que havia sido reeleita com 54% dos votos, foi cassada sob acusação de compra de votos. Quando o prefeito cassado recebeu mais de 50% dos votos válidos a legislação manda que haja nova eleição. Quando o índice do cassado é inferior a 50%, assume o segundo colocado. Yolanda chegou a cogitar uma candidatura, mas está impedida legalmente. Também foi aventada a possibilidade de lançar a filha Claudenice, o que acabou não acontecendo. Prevaleceu a candidatura do ex-vereador Silvio Gomes da Silva.

O vereador que está no cargo de prefeito hoje foi eleito por média, com 105 votos, para segundo mandato. Apesar disso, conseguiu a presidência da Câmara e hoje comanda o município. Agora, ele diz que "fez muito" pelo município nestes quatro meses de gestão e acredita que será eleito. "Se a sociedade olhar pelo que já fiz sou candidato eleito. Se eu não for eleito quem perde é a sociedade", frisa Silva. O segundo colocado na eleição passada, Geraldo Silva, também foi segundo lugar na primeira eleição de Yolanda de Gois. Já Silvio era vereador na gestão passada e não se candidatou em 2004.

Outros cinco municípios ainda podem ter nova eleição em Mato Grosso, dependendo do julgamento de recursos pelo TSE.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/341168/visualizar/