Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 05 de Maio de 2005 às 23:14
Por: Cida Fontes

    Imprimir


Brasília - O Congresso aprovou na tarde desta quinta-feira a criação de uma comissão parlamentar mista de inquérito para apurar a emigração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos e outros países. O requerimento foi apresentado pelo senador Hélio Costa (PMDB-MG) e pelo deputado João Magno (PT-MG)em sessão conjunta da Câmara e do Senado.

Segundo Hélio Costa, a emigração ilegal para o exterior é feita por uma "máfia violentíssima", que ilude os jovens, inclusive menores de idade, com promessas de colocá-los no mercado de trabalho dos países desenvolvidos.

Além de tirar dinheiro desses jovens, segundo o senador, os integrantes da máfia roubam seus documentos para usá-los em outros crimes. Na Europa, segundo Hélio Costa, um passaporte brasileiro estaria valendo hoje US$ 5 mil.

De acordo com o senador, os integrantes dessa organização falsificam documentos para que os menores possam viajar ao exterior sem autorização dos pais.

No requerimento em que justifica a criação da CPI, Hélio Costa afirma que a máfia da emigração ilegal pratica "crimes como aliciamento, divulgação enganosa e tráfico de pessoas e de menores".

De acordo com o senador, a CPI também vai assegurar melhoria nas condições sociais e nos direitos de cidadania dos brasileiros que vivem legalmente no exterior.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/341212/visualizar/