Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 05 de Maio de 2005 às 23:10

    Imprimir


Rostov-Sobre-o-Don, Rússia - Forças russas de segurança afirmaram ter impedido um grande atentado, ao descobrirem um caminhão-bomba e um estoque de veneno poucos dias antes da chegada de dezenas de dignitários a Moscou para as comemorações da vitória dos aliados sobre a Alemanha nazista na 2ª Guerra Mundial. A descoberta alimenta temores de que outros planos terroristas possam estar em andamento enquanto a Rússia se prepara para as cerimônias formais, previstas para segunda-feira, de celebração do 60º aniversário do fim do conflito.

Autoridades russas apressaram-se em acusar militantes islâmicos, inclusive líderes conhecidos por seus laços com a rede extremista Al-Qaeda, chefiada pelo milionário saudita no exílio Osama bin Laden.

O caminhão-bomba descoberto levava mais de uma tonelada de explosivos e foi encontrado perto de Gronzy, capital da conturbada república da Chechênia, no sul da Rússia, disse o general Ilya Shabalkin, comandante das forças federais russas no norte do Cáucaso. Ao todo, as autoridades descobriram 1,2 tonelada de explosivos dentro do caminhão. "A única coisa que faltava fazer era colocar um militante suicida lá dentro e mandá-lo acionar o detonador", comentou Shabalkin, citado pela agência de notícias Interfax.

Autoridades russas atribuíram o plano ao senhor da guerra Shamil Bassayev e aos líderes chechenos Doku Umarov e Abdul-Khalim Sadulayev. Membros das forças russas de segurança disseram ainda que os rebeldes chechenos teriam planos de perpetrar atentados com substâncias químicas venenosas em capitais de repúblicas e províncias russas do norte do Cáucaso, além de outros centros regionais espalhados pelo país.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/341213/visualizar/