Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 05 de Maio de 2005 às 23:00

    Imprimir


A deputada Vera Araújo (PT) questionou hoje (5) a divergência nos laudos elaborados na Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEMA) com os do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), para liberação de áreas ambientais voltadas ao desmatamento em Mato Grosso.

Segundo a parlamentar, os laudos do IBAMA são elaborados em cima de dados de todo o ecossistema mato-grossense, em áreas, como por exemplo, do cerrado, de floresta e de transição. Enquanto os laudos emitidos pela FEMA são apenas relacionados ao cerrado.

“Isso permite que haja mais desmatamento em áreas de proteção ambiental. Questiono em cima de um laudo técnico do IBAMA, de decisões até do Ministério Público. É preciso que isso seja mais fiscalizado, inclusive com uma investigação para constatar todos os laudos emitidos pela FEMA”, observou Vera Araújo.

A petista afirmou que não se pode fazer da FEMA um órgão para emitir laudos de áreas que possam ampliar o desmatamento e as queimadas em todo o Mato Grosso. “Isso trás problemas para o meio ambiente, para as áreas de proteção florestal e também de nascentes de rios. É preciso ter cuidado com isso”, alertou a petista.

Vera Araújo sugeriu ainda que a Assembléia Legislativa realize um debate com o secretário da FEMA e ex-deputado, Moacir Pires, para esclarecer os pontos divergentes em relação aos laudos.

“Se isso não acontecer, coloca-se em dúvida se esses laudos estão correspondendo à verdade. Por isso, acredito que o líder do governo, Mauro Savi, deveria convidá-lo para falar desses laudos”, sugeriu Vera Araújo.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/341215/visualizar/