Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 05 de Maio de 2005 às 17:20
Por: Luciana Vasconcelos

    Imprimir


Brasília - O plenário da Câmara dos Deputados elegeu o advogado Alexandre de Morais para o Conselho Nacional de Justiça. Morais foi eleito com 183 votos contra 154 de Sérgio Renault, atual secretário da Reforma do Judiciário, do Ministério da Justiça. Cabe à Câmara indicar um dos 15 membros do conselho.

Renault disse que já sabia que a votação seria "apertada" e que "isso faz parte" da disputa. O vencedor, Alexandre Morais, afirmou que, no conselho, vai agir com independência e tem como desafio trazer a modernidade para o Judiciário.

O líder do PFL, Rodrigo Maia (RJ), considera a indicação de Morais uma vitória da oposição sobre o governo. Ele afirmou que com o voto secreto que elegeu Alexandre Moraes, o governo mostra fragilidade. "Acho que quando o voto é secreto, o governo mais uma vez mostra a sua fragildade. O voto secreto prova que nós continuaremos tendo muita dificuldade para destrancar a pauta da casa", acrescentou.

Alexandre Morais é presidente da Fundação do Bem-Estar do Menor (Febem) de São Paulo e atual secretário de Justiça do estado. O Conselho Nacional de Justiça foi criado para controlar atos administrativos de todos os tribunais. Será composto por integrantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho, Superior Tribunal Militar e de cinco dos tribunais regionais federais e dois da Justiça de primeira e segunda instâncias, além de dois cidadãos, um indicado pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal. Segundo Alexandre Morais, os integrantes devem tomar posse no dia dois de junho.

O plenário da Câmara também aprovou, com 294 votos, a indicação de Francisco Maurício Rabelo de Albuquerque para o Conselho Nacional do Ministério Público.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/341285/visualizar/