Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 05 de Maio de 2005 às 17:00
Por: Mariah Queiroz

    Imprimir


“Construindo Agenda 21 - Cuiabá” é o tema do 1º Seminário da Agenda 21 Cuiabá, que será realizado nesta sexta-feira (6), das 8 ao meio-dia, na Escola Estadual “Presidente Médici”, localizado na Avenida Mato Grosso, s/nº. O evento é uma realização da Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades).

O seminário é aberto a população para a busca de novas adesões. O titular da Smades, Leve Levi, apresentará as propostas de novas adesões para a construção da Agenda 21 Cuiabá.

O QUE É A AGENDA 21?

É um documento elaborado a partir de discussões entre governos e instituições da sociedade civil de 179 países num processo preparatório que culminou com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), em 1992 (ECO 92), no Rio de Janeiro. A Agenda 21 traduz em ações o conceito de desenvolvimento sustentável.

O QUE É AGENDA 21 LOCAL?

É um processo participativo, multissetorial, para alcançar os objetivos da Agenda 21 em nível local, através da preparação e implementação de um plano de ação estratégico, de longo prazo, dirigido às questões prioritárias para o desenvolvimento sustentável local.

O QUE A AGENDA 21 LOCAL traz de interessante para a população de um modo geral?

A possibilidade de participar do planejamento dos serviços básicos que afetam seu dia a dia e influenciar a determinação das prioridades, bem como a sua distribuição no orçamento municipal. Ela muda o sistema constantemente utilizado pelos governos locais para selecionar prioridades e definir os programas de ação e os respectivos investimentos.

COMO A AGENDA 21 LOCAL prevê a melhoria da situação de transporte, saúde, educação, cultura, segurança, habitação, trabalho e saneamento?

A Agenda 21 estabelece metas para cada uma dessas áreas e no processo de elaboração da Agenda Local entra tudo o que tem a ver com a qualidade de vida das pessoas. Como não é possível resolver todos os problemas ao mesmo tempo, discutem-se as prioridades e as opções, de acordo com os princípios, mas uma metodologia que cria melhores condições para encaminhamento de tidas essas questões básicas para a vida da população.

PROGRAMAÇÃO

8 horas – ABERTURA

* Wilson Pereira dos Santos – Prefeito de Cuiabá

* Francisca Nunes – Presidente da Câmara Municipal

* Levi Pires de Andrade – Secretário da Smades

* João Pedro Valente – Secretário da Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Lazer (Smedel)

* José Abel do Nascimento – Diretor de Meio Ambiente da Smades

8h30 – Tema: “Onde estamos? – Relato da Agenda 21 de Cuiabá”

* Glória Regina Calhao Barini Néspoli – representante da Organização Mundial das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e responsável pelo histórico da Agenda 21 de Cuiabá.

8h50 – TEMA: “Desenvolvimento Sustentável”

* Gilney Viana - Secretário Nacional de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável

9h20 – TEMA: “O que é a Agenda 21”

* Ary Martini - Coordenador Geral da Agenda 21

10h15 – TEMA: “Para onde vamos? – Discussões Metodológicas”

* Edward Bertolini de Castro – Professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

* Doroty Queiroz Topanotti - Técnica da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema) 11h40 – TEMA: “Nova Adesões”

* Levi Pires de Andrade – Titular da Smades.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/341289/visualizar/