Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 05 de Maio de 2005 às 16:50
Por: Patrícia Casali

    Imprimir


Depois da seca que ocasionou uma queda de 35% na safra de soja na região Sul do Estado agora é a vez dos cotonicultores começarem a contabilizar os prejuízos pelo mesmo motivo. Há 32 dias que não chove na região do Mineirinho, divisa do município de Rondonópolis e Itiquira e a estiagem nas lavouras de algodão pode reduzir a produtividade de 260@ por hectare, em 2004, para menos de 200@. A quebra da safra do algodão já está estimada em 20%.

O vice-presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Sério De Marco disse hoje que a mudança climática do ano passado para este ano foi abrupta. De acordo com levantamento realizado por ele, de dezembro de 2003 a maio de 2004 choveu 1.200 milímetros na região, este número foi reduzido para apenas 420 milímetros até o último domingo (01.05).

De Marco explicou que a safra de algodão deste ano está sendo prejudicada por duas secas, a primeira em fevereiro, no plantio e agora no momento quando ele está definindo o ponteiro e abrindo a pluma. “Este é o momento em que o algodão mais precisa de água porque sem ela a planta não forma a pluma”, explicou.

As lavouras mais prejudicadas são as que foram plantadas em tempo normal e equivalem a 90% da produção da região. Outros 10% podem ter uma safra melhor em virtude de terem plantado cedo e se encontram com a planta em fase de colheita.

A cultura do algodão é mais cara que da soja e provavelmente não haverá lucro para os produtores nesta safra. O custo de plantio de um hectare de algodão é de US$ 1,680 mil dólares, podendo chegar a mais de US$ 2 mil em épocas de câmbio baixo como a que estamos atravessando.

Os produtores da região ainda enfrentam outro problema. O algodão da região é tipo exportação e depende da alta qualidade para ser vendido para fora do país. “Só saberemos do que realmente poderá acontecer depois da colheita, pode ser que haja algum milagre com a máquina no campo e a produtividade fique alta, mas as chances são pequenas”, assegurou De Marco.

A colheita do algodão é realizada do final de maio a agosto. A seca que aflige principalmente a região de Rondonópolis e Itiquira também compromete com menos intensidade os municípios de Alto Garças, Pedra Preta e Alto Araguaia.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/341291/visualizar/