Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 12 de Dezembro de 2012 às 21:12

    Imprimir


O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), apresentou o Plano Estratégico para o município durante a abertura do evento "Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã", promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), esta manhã. "O lançamento deste planejamento, que foi elaborado com o apoio do TCE, representa um avanço para todos os cidadãos que esperam e merecem um serviço público de qualidade", afirmou o prefeito.

O conselheiro substituto Moisés Maciel representou o presidente do TCE e destacou a importância do cumprimento das metas estabelecidas no Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do qual a Prefeitura de Cuiabá participa desde junho deste ano.

Cerca de 70 membros dos Conselhos Municipais de Cuiabá participaram da capacitação e tomaram conhecimento do Plano Estratégico de Cuiabá até 2019, quando a cidade completará 300 anos. O evento "Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã", tem como objetivo fomentar o controle social, com foco na atuação dos Conselhos Municipais, cuja função é acompanhar o cumprimento da execução de melhorias nos municípios. Segundo a Secretária de Articulação Institucional do TCE, Cassyra Vuolo "o planejamento é resultado de um trabalho contínuo desta instituição que se destaca por ampliar as formas de orientação e o Plano Estratégico define as diretrizes do município além de interligar as ações".

O Plano Estratégico de Cuiabá foi desenvolvido pela equipe da prefeitura de Cuiabá com a orientação do TCE-MT e compõe o PDI, que envolve o apoio ao planejamento estratégico, incentivo ao acesso à informação, orientação por meio de cursos presenciais e à distância, controle gerencial utilizando o sistema Geo-Obras e por fim, a modernização institucional. O documento estabelece como missão, garantir a efetividade das políticas públicas visando à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, além de fazer de Cuiabá uma cidade moderna, de oportunidades e sustentável.

O coordenador-geral da equipe de transição do prefeito eleito Mauro Mendes, o empresário Gustavo Oliveira, ressaltou que "o grande problema das gestões é a falta de continuidade e com o Plano Estratégico é possível nortear a longo prazo o Executivo". O procurador do Ministério Público de Contas, Wiliam Brito afirmou que "todos tem a ganhar quando controle externo, interno e social se articulam buscando melhorias".






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/34157/visualizar/