Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 04 de Maio de 2005 às 16:40
Por: Luciana Vasconcelos

    Imprimir


Brasília - O presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), recebeu hoje do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica uma proposta de mudança na política econômica. A proposta trata da taxa de juros, da relação dívida-Produto Interno Bruto (PIB) e metas de inflação. O estudo é uma espécie de sugestão que será encaminhado pela Câmara ao governo federal.

O estudo foi coordenado pelo deputado Félix Mendonça (PFL-BA) e sugere a adoção de uma meta para a relação dívida-Produto Interno Bruto (PIB), além da meta de inflação vigente. A idéia é conseguir a administração harmônica das taxas de juros com a política fiscal, uma vez que eventuais elevações da taxa básica de juros (Selic) aumentariam a reação dívida-PIB. "A política da taxa de juros não poderia desconsiderar seus efeitos sobre a relação dívida-PIB", afirma.

Severino disse que a conclusão do estudo não poderia ser mais oportuna para o país, pois segundo ele, esse assunto sempre foi uma espécie de "caixa-preta" porque a sociedade não tem acesso a ele e agora vai participar ativamente. "A proposta visa harmonizar políticas com redução concomitante da inflação e da dívida pública", disse.

O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica é presidido pelo deputado Inocêncio Oliveira (PMDB-PE). Para ele, "as taxas de juros não podem continuar sendo um desistímulo para o país".





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/341574/visualizar/