Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 04 de Maio de 2005 às 16:20
Por: Fábio Calvetti

    Imprimir


São Paulo - A alta de preço nos alimentos foi a principal responsável pela inflação em abril no município de São Paulo. Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que divulgou hoje o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de 0,83%, não era esperada uma variação tão grande de preço na alimentação, causada, segundo a entidade, pelas mudanças climáticas.

De acordo com o coordenador de pesquisa Paulo Picchetti as recentes surpresas de clima no Sul e Sudeste do país aumentaram o preço dos produtos in natura que acabou afetando outros alimentos. "Isso contaminou os outros itens do índice que são semi-elaborados, principalmente, leite e industrializados, que tiveram aumento de custo de matéria prima", explica Piccheti.

Para abril, a expectativa da Fipe era que houvesse impacto apenas do reajuste do preço dos remédios, que foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 31 de março, e o aumento das passagens de ônibus municipais. Segundo Piccheti, a nova tarifa do transporte coletivo, que passou a ser cobrada no início de março, continuou pressionando o índice de abril.

Piccheti explicou que o aumento causado pelas mudanças climáticas normalmente é acompanhado por um período de normalização da oferta com reduções proporcionais. "É um número alto, mas felizmente não configura nenhuma tendência, nenhum patamar que deve ser observado para os próximos meses. Agora em maio estamos esperando uma redução substantiva do índice para novamente 0,45%".





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/341579/visualizar/