Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Polícia Brasil
Quarta - 04 de Maio de 2005 às 16:10
Por: Daisy Nascimento

    Imprimir


Rio - Os agentes da Delegacia de Crimes Financeiros, da Polícia Federal, apreenderam na noite desta terça-feira documentos, computadores, celulares e R$ 2 milhões, entre moedas nacionais e estrangeiras, em três casas de câmbio que vinham operando ilegalmente no Rio.

Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão contra as empresas América Tour e Best, que funcionam no mesmo endereço em Copacabana, e Samba, localizada em Ipanema, zona sul da cidade. As três operam com turismo e moedas estrangeiras, mas só a América Tour tem autorização do Banco Central para atuar no mercado.

De acordo com o delegado Hilton Coelho, a Best e a Samba funcionam como postos avançados da América Tour. Todo o material encontrado nas empresas está sendo examinado pelos policiais que buscam provas para as denúncias de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. "As casas de câmbio acabam viabilizando essa coisa de mercado financeiro paralelo. Um dinheiro precisa ser lavado, mandado para o exterior; dinheiro de corrupção, de drogas, de qualquer origem ilícita acaba passando por esse tipo de estabelecimento" ressaltou o delegado.

Segundo ele, até o fim da próxima semana o dono das empresas e os sócios dele devem ser intimados para explicar a origem do dinheiro. O delegado informou que o valor apreendido passa dos R$ 200 mil que o Banco Central considera normal para o movimento diário de uma casa de câmbio.

Hilton Coelho informou que Carlos Costa também vai ter que explicar a origem da arma americana Magnum calibre 375, de uso restrito da polícia, com venda proibida no Brasil, encontrada durante as buscas. A arma tinha munição, não tem registro e estava sobre a mesa do escritório do empresário numa das casas de câmbio.

A apreensão da madrugada de hoje faz parte da operação Dólar Legal, deflagrada pela Polícia Federal em março deste ano, três meses depois da criação da Delegacia de Crimes Financeiros. Uma casa de câmbio no centro do Rio já foi fechada e, de acordo com a PF, a operação ainda não acabou.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/341581/visualizar/