Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 04 de Maio de 2005 às 14:15

    Imprimir


Nesta quinta-feira (05/05) comemora-se o Dia Mundial das Comunicações. A data foi escolhida pelo fato do nascimento do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, um dos mato-grossenses mais ilustres do qual se tem notícia, cuja fama atravessa fronteiras.

O Governo do Estado participa de atividades comemorativas dessa data. Em Mimoso, distrito de Santo Antônio do Leverger, terra onde o Marechal nasceu, foi inaugurado no ano passado o Memorial Rondon. O local foi criado para se tornar um Centro Cultural Internacional de múltiplo-uso. O projeto é liderado pela Secretaria de Infra-estrutura, mas as secretarias de Cultura e Turismo também participam dos trabalhos.

Nesse mesmo dia, no período noturno, acontece no Palácio da Instrução uma solenidade organizada pela Associação dos Amigos de Rondon. A Associação é presidida por Ramis Bucair, proprietário do Museu de Pedra. Ramis, inclusive, tem guardado parte do acervo que pertencia ao próprio Cândido Rondon, de quem foi amigo. A Associação dos Amigos de Rondon realiza reuniões anuais, sempre nesta data. Ela existe há 36 anos e desde essa época é presidida por Ramis Bucair.

No dia cinco os associados se reúnem no Palácio da Instrução e o secretário de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira participa da reunião. Ramis estima que perto de mil pessoas já sejam associadas na AAR, porém, acredita que entre 60 e 70, apenas, vão participar. “Todos os anos nos reunimos durante aproximadamente uma hora, para cultuar e divulgar a memória de Rondon. Da reunião seguimos, com um buquê de flores que é depositado no busto do Marechal Rondon na Praça Alencastro”, explica Ramis Bucair.

NOS PASSOS DE RONDON - Os 24 postos telegráficos da Comissão Rondon serão recuperados. A proposta deve começar a ser executada ainda este ano, através de uma emenda de R$ 1 milhão feita pelo deputado estadual João Malheiros. O projeto é inicialmente o levantamento da situação estrutural e do acervo sobre cada posto. Onde os postos desabaram, a idéia é que sejam construídos marcos ou réplicas, que passem a abrigar exposições fotográficas e acervos da comissão Rondon.




Fonte: Assessoria/Sec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/341605/visualizar/