Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 04 de Maio de 2005 às 07:10

    Imprimir


O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan, defendeu nesta terça-feira em Washington o aumento do uso de álcool combustível nos Estados Unidos, aproveitando a experiência brasileira de mistura de etanol na gasolina e do motor FlexFuel, que usa qualquer combinação de combustível.

Furlan - que participava da conferência do Conselho das Américas - provocou risos na platéia composta de executivos, consultores de empresas e diplomatas ao defender o álcool como um combustível "limpo e democrático".

"Os Estados Unidos importam todos os dias uma quantidade muito grande de combustível, e não de regiões democráticas", afirmou, salientando que a afirmação "não era politicamente correta".

"Seria possível fornecer energia limpa de regiões boas, como o Mercosul, espaços amigáveis, com um compromisso de longo prazo, onde você também pode investir e ter sua propriedade. Por que não? Nós precisamos de cooperação nisso", completou. Ele disse que o Protocolo de Kyoto, que estabelece metas para a redução de emissão de gases que provocam o efeito estufa, está abrindo novos mercados para o uso de etanol.

O Conselho das Américas é uma organização que defende o livre comércio e o livre mercado na região.

Em discurso na semana passada, o presidente americano, George W. Bush, mencionou o uso do etanol como umas das alternativas para diminuir a dependência do país em relação ao petróleo importado.

Furlan também almoçou com o secretário de Comércio Carlos Gutierrez, e disse que os dois conversaram sobre maneiras de incrementar o comércio bilateral mesmo sem a Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

"Estamos cultivando uma relação B2B (business to business, ou de negócios)", disse Furlan, que convidou o secretário americano para visitar o Brasil.

O ministro disse que o real valorizado reduz a competitividade de alguns setores exportadores, mas não acredita que o governo vai tomar nenhuma "medida brusca", como ele definiu, em relação ao câmbio, que nesta terça-feira rompeu a barreira dos R$ 2,50 e fechou cotado em R$ 2,493.

"Vamos dobrar o comércio exterior em quatro anos e estamos trabalhando para desonerar as empresas para que ganhem competitividade de forma mais permanente", afirmou Furlan.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/341742/visualizar/