Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 04 de Maio de 2005 às 07:09

    Imprimir


O secretário Moacir Pires afirma que o número de licenças emitidas pela Fema no governo Blairo Maggi (PPS) supera as emitidas em oito anos na gestão Dante de Oliveira (PSDB). Assinala que tem procurado corrigir erros da entidade e, principalmente, não leva em consideração as críticas feitas pelo gerente-executivo do Ibama, Hugo Werle.

Conforme o secretário, se a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, tornasse público a intenção de transferir para a esfera estadual a emissão de ATPFs e o licenciamento do manejo florestal, o governador Maggi imediatamente abriria concurso público para contratar mais funcionários. Hugo diz que a União tem interesse em repassar tais responsabilidades à Fema, mas não o faz por falta de competência do órgão.

Na opinião de Pires, a política ambiental de Mato Grosso vai bem. Apesar do virtuoso crescimento do Estado, na ordem de 10% ao ano, a Fema tem conseguido fornecer licenças antes do prazo legal. De acordo com cálculos do secretário, há cerca de 5,4 mil empreendimentos passíveis de licenciamento. "Já o Ibama só tem ATPF e manejo e não dá conta".

Pires assume que houve redução de área de três unidades de conservação, mas que a medida foi adotada para corrigir "erros do governo passado". Diz que eram criadas unidades de conservação em cima de unidades produtivas, quando o atual governo entende que para ser área de preservação ambiental o solo precisa ser virgem. (LTS)




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/341743/visualizar/