Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 04 de Maio de 2005 às 06:27
Por: José Maria Tomazella

    Imprimir


Goiânia - A marcha dos sem-terra a Brasília não é contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas contra as forças do Estado que impedem a reforma agrária, segundo o dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Charles Trocate.

Segundo ele, o presidente compreendeu a importância da reforma agrária e assumiu o compromisso de assentar 430 mil famílias durante o seu governo. "Se até agora só assentou 38 mil é porque o Estado é organizado para não atender as necessidades do povo." Hoje, no segundo dia da marcha, os cerca de 11 mil sem-terra percorreram mais 19 quilômetros pela rodovia BR-060, acampando entre Goiânia e Anápolis.

O acampamento fica a 35 quilômetros do centro de Goiânia. Hoje, eles caminham até as proximidades de Anápolis e amanhã atingem o centro da cidade. A chegada em Brasília está prevista para o dia 16, quando o grupo acampa no Estádio Mané Garrincha. O dia 17, fim da marcha, está reservado para atos na Esplanada dos Ministérios.

Líderes do MST estão negociando a agenda com o governo. Segundo Trocate, o MST decidiu marchar até o Palácio do Planalto, sede do governo federal, para mostrar à sociedade que a reforma no campo é necessária. "Não sai porque a própria máquina do governo trabalha contra." Segundo ele, o presidente assinou decreto criando 4.500 novos postos no Incra, mas até agora não foram preenchidos.

O líder citou a política econômica como um dos principais adversários dos movimentos sociais. Para ele, o presidente Lula está tendo "dificuldade" para romper com a política de juros altos, como fizeram os presidentes da Argentina e da Venezuela. Ao ser lembrado de que os dois países vivem crises sociais, disse que, pelo menos, tiveram coragem de romper com tutela internacional.

"Queremos que o nosso governo acumule forças internamente para realizar o que prometeu." Até nas faixas, o presidente era tratado como alguém da "casa". Uma delas dizia: "Lula, meu presidente, queremos terra pra gente".




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/341766/visualizar/