Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 02 de Maio de 2005 às 11:41
Por: Debóra Siqueira

    Imprimir


Em alusão ao Dia do Trabalhador, a Secretaria Municipal de Promoção Social de Diamantino realizou o Dia da Cidadania no Ginásio do Buriti, domingo 01 de maio. A comunidade atendeu o chamado e centenas de pessoas buscaram atendimento gratuito das 8 horas às 17 horas.

Na abertura das atividades, a secretária Jaqueline Carlos, da Promoção Social lembrou da importância do Dia da Cidadania e as parcerias com as outras secretarias do Governo Municipal e o Governo do Estado. “Esse evento é muito importante para que as pessoas tenham oportunidade de tirar os seus documentos pessoais. O Governo está preocupado com os cidadãos”, discursou a secretária.

O prefeito municipal Chico Mendes também esteve presente e destacou que o Dia da Cidadania será realizado mais uma vez este ano, porém no assentamento Caetés.

A partir da próxima eleição, o assentamento terá uma seção eleitoral. Portanto, os moradores terão que passar por um cadastramento. Para aproveitar o momento, serão estendidos os serviços de emissão de carteira de trabalho, RG e CPF para a comunidade da Caeté, além dos serviços de corte de cabelo, e outras atividades realizadas no Dia da Cidadania. A Secretaria Municipal de Promoção Social estuda a possibilidade de realizar o evento no mês de julho.

O serviço mais procurado no Ginásio do Buriti foi a emissão do CPF e RG. As filas nas primeiras horas da manhã era grande, porém não chegou a desanimar Nadir da Silva, moradora do bairro Jardim Alvorada. Ela aproveitou para renovar a carteira de identidade e cadastrar o título de eleitor. “Gostei muito dessa iniciativa porque oferece vários serviços no mesmo lugar, facilitando a vida da gente”, opina.

Outro serviço muito procurado era o corte de cabelo gratuito. As cabeleireiras não tiveram descanso, a comunidade aproveitou o domingo para mudar o visual.

O setor de tributação da Prefeitura Municipal de Diamantino aproveitou para esclarecer a população sobre o pagamento do IPTU, que vence no dia 10 de maio para quem mora em Diamantino e 30 de maio, para os moradores do Novo Diamantino.

A equipe da Secretaria de Saúde aferiu a pressão, vacinou idosos, realizou testes de glicemia, fez orientações sobre sexo seguro e de como utilizar o preservativo feminino e masculino.

Um funcionário do INSS esteve no Ginásio para orientar os aposentados e pessoas que estejam próximas da idade de se aposentar por contribuição ou por idade, e aqueles que pleiteiam encaixar na lei da Seguridade Social e receber um salário mínimo.

O SINE cadastrou pessoas a procura de um emprego e emitiu diversas carteiras de trabalho. Quem precisou cadastrar ou transferir o título de eleitor, o serviço foi bastante ágil. Aqueles que procuraram o serviço pela manhã, recebeu o documento a tarde.

Uma equipe da Promoção Social cadastrou os idosos interessados em obter a carteira de aposentado. Entre os benefícios oferecidos, é o de viajar de ônibus sem pagar a passagem, garantido pelo Estatuto do Idoso.

Para João Maria Andrade, morador do Novo Diamantino, o único serviço que faltou no Dia da Cidadania foi o casamento comunitário. “Queria casar, essa é uma sugestão para o próximo ano”.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/341948/visualizar/