Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 02 de Maio de 2005 às 11:04

    Imprimir


Nesta terça-feira, uma grande festa no BarMam, no Museu de Arte Moderna do Rio, vai marcar o lançamento do Festival Cultura 2005 - A Nova Música do Brasil. O festival, promovido pela TV Cultura, pretende traçar um painel da música brasileira nos dias de hoje. A festa que marca o início da competição será fechada para 600 convidados e terá show do Monobloco.

Como grande diferencial, o Festival Cultura vai premiar não apenas o melhor compositor e o melhor intérprete, mas também os melhores clipes musicais realizados a partir das 12 semifinalistas.

"Há uma ausência de música dequalidade atualmente, principalmente na televisão, e a partir do lançamentodeste Festival, a TV Cultura vai abrir a sua grade de programação para amúsica brasileira", explica Marcos Mendonça, presidente da Fundação Padre Anchieta.

Para o coordenador do Festival Cultura, Solano Ribeiro, o projeto é bastante ousado e diferente de todos os outros no conceito. "A música brasileira mudou muito ao longo dos últimos 40 anos, desde o surgimento do primeiro festival de MPB, em 1965, na TV Excelsior. E o que pretendemos agora é mostrar a nova cara dela e premiar aqueles que estão participando dessa mudança comqualidade", enfatiza.

Seis composições serão classificadas em cada eliminatória, de forma que 24 músicas vão ser apresentadas em duas semifinais, a partir de setembro. As 12 semifinalistas vão para a grande final, no dia 8 de outubro, e cada uma delas terá um clipe exclusivo. Um júri de 11 outros profissionais, diferentes daqueles 12 que vão fazer a primeira seleção, será responsável pela escolha dos finalistas de cada eliminatória e semi-finais. Já para a grande final, o júri será pinçado dos dois anteriores.

As inscrições se encerram no dia 15 de maio. Podem concorrer compositores de todo o Brasil e a ficha de inscrição e o regulamento poderão ser acessados no site www.tvcultura.com.br. Os compositores devem enviar apenas uma canção inédita, gravada em CD-R e cópias da letra para a TV Cultura (Rua Vladimir Herzog, 75 - Água Branca - São Paulo/SP - CEP 05036-900).





Fonte: JB Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/341957/visualizar/