Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 01 de Maio de 2005 às 20:00

    Imprimir


A oposição política da Líbia realizará este mês um congresso no exílio para debater um programa político para derrubar o regime do líder líbio, Muamar el Kadafi. A informação foi publicada hoje no jornal saudita Al Watan. A reunião dos grupos dissidentes acontecerá numa "cidade européia", em uma data próxima, ainda a ser determinada. A iniciativa da oposição é "despojar Kadafi de todos os poderes revolucionários, políticos, militares e de segurança, para estabelecer um governo interino encabeçado por personalidades patrióticas e honestas", diz um comunicado citado pelo jornal. Além disso, a nota ressalta que a administração interina que pretendem instaurar não deve durar mais de um ano e que seu trabalho será "preparar a implementação de um sistema constitucional e democrático, baseado na alternância pacífica do poder".

O consenso político da dissidência líbia surgiu depois que seus dirigentes superaram suas divergências após várias reuniões em Washington e capitais européias, ressalta o documento. "Em reunião realizada em Washington em 18 de abril, acordamos formar uma comissão para preparar o Congresso", declarou o porta-voz e membro da comissão, Faray Saad Bulecha, citado pelo Al Watan.

Entre os principais grupos que assinaram o comunicado figuram o Agrupamento Republicano pela Democracia e a Justiça Social, o Agrupamento Islâmico Líbio, a Aliança Nacional Líbia e a Frente Nacional para a Salvação da Líbia.

Kadafi chegou ao poder em 1969, após destronar, mediante um golpe de estado, o rei Idris Senusi. Desde então, ele rege, com mão de ferro, o destino do país.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/342128/visualizar/