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Cultura
Domingo - 01 de Maio de 2005 às 15:10
Por: Alessandra Bastos

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Brasília - O governo federal e a iniciativa privada se uniram para criar o Projeto Nacional de Exportação da Música do Brasil. O projeto foi apresentado durante a primeira Feira da Música Independente, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília.

"Há centenas de artistas indo por conta própria para fora e pequenos selos já exportam suas músicas. É um movimento grande, mas fragmentado e espalhado e precisamos reunir em um movimento brasileiro", afirma o produtor musical e presidente da Associação Brasileira de música Independente (ABMI), Pena Schmidt.

A primeira ação será a criação de um portal "para disseminar no exterior que há uma porta de entrada para se conhecer a música brasileira", explica Pena Schmidt. O projeto prioriza seis direções: envolver todos os protagonistas da música no Brasil, criar cursos de capacitação e um manual do exportador, desenvolver estudos do mercado brasileiro, fazer turnês (numa primeira etapa serão 50 shows pela Europa) para criar um circuito de música, aumentar a participação em feiras mundiais voltadas para produtores de festivais, gravadoras e para o setor independente, além de atrair os formadores de opinião.

O projeto de exportação vai bancar a vinda de jornalistas estrangeiros ao país para que produzam matérias sobre a música brasileira. "É mais barato trazer um jornalista para cá do que pagar por um material (de divulgação)", diz o gerente do projeto, Michel Nicolau. Uma preocupação também é a imagem do país que estará sendo vendida no exterior. "Temos cuidado com o que estamos mostrando, não trabalhamos com exploração sexual", avisa o gerente.

Será formado um comitê para selecionar os artistas que participarão da turnê na Europa. Nicolau adianta que nenhum gênero específico será privilegiado e que o foco não são artistas já conhecidos internacionalmente. "Não serão Caetano nem Gil os artistas que estarão na turnê. Eles já estão no meio e a estratégia é levar quem precisa", afirma.

Além do Ministério da Cultura, participam do Projeto a Agência de Promoção de Exportações do Brasil (APEX), Associação Brasileira de Gravadoras Independentes (ABGI), Associação Brasil Música e Artes (BMA), Associação Brasileira de Música Independente (ABMI).

A representante da Apex, Regina Silvério, lembra que o projeto será focado em todo o país e não em alguns estados específicos. Para participar, é necessário que o artista, gravadora ou selo esteja filiado a uma das entidades. Os interessados devem enviar e-mail para michelnicolau@gmail.com.





Fonte: Agência Brasil

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