Repórter News - www.reporternews.com.br
Polícia Brasil
Domingo - 01 de Maio de 2005 às 07:36
Por: Rose Domingues

    Imprimir


Os quatro policiais federais de Mato Grosso que estavam sendo mantidos como reféns de índios macuxi há mais de uma semana foram libertados por volta das 9 horas de ontem. De acordo com o superintendente da Polícia Federal em Roraima (PF), Francisco Mallmann, eles fariam exames de corpo delito - para certificar que não sofreram nenhuma agressão - e logo em seguida retornariam para Cuiabá.

Mallmann informou ainda que a negociação com os macuxi foi finalizada na madrugada de ontem, de forma pacífica, isto é, não houve qualquer invasão de policiais na aldeia Flexal, como estava previsto para acontecer no fim de semana, caso os índios não liberassem os reféns. "Desde o início da semana passada estávamos conversando com os índios. A participação de uma comissão federal foi fundamental para que o desfecho fosse positivo".

Tudo indicada que a integridade dos policiais foi preservada, assim como eles também se encontram em bom estado de saúde. Dentro da aldeia, de acordo com o superintendente da PF, os quatros caminhavam livremente. "Os macuxi só não permitiam que eles saíssem da aldeia, lá dentro eles estavam sendo tratados de forma tranquila", completa.

Outras negociações sem sucesso já tinham sido feitas com os índios que protestam contra a demarcação federal que originou a reserva indígena Raposa Serra do Sol. Segundo Mallmann, a presença de uma comissão com representantes da Casa Civil, do Ministério da Justiça e do gabinete de Segurança Institucional conseguiu sensibilizar os macuxi. Um dos encontros, realizado na última quinta-feira (28), foi na sede da Sociedade de Defesa dos Índios de Roraima (Sodiur).

Na região, há cerca de 800 macuxi, que receberam apoio de centenas de ingaricós, taurepangs e irapixamas. Eles tinham armamentos que também devem ser entregues à polícia.

Por enquanto, a PF está analisando se entra com processo de cárcere privado e formação de quadrilha contra os líderes indígenas.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/342269/visualizar/