Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 30 de Abril de 2005 às 12:10
Por: Keith Weir

    Imprimir


A Itália pediu neste sábado aos seus promotores públicos que intensifiquem suas investigações sobre o assassinato de um agente italiano por soldados norte-americanos no Iraque, depois que os dois aliados não conseguiram chegar a acordo em uma investigação conjunta.

A disputa sobre a morte do agente secreto Nicola Calipari em Bagdá, no dia 4 de março passado, abalou os laços entre os dois países e provocou críticas ao apoio do premiê Silvio Berlusconi à guerra no Iraque.

Soldados dos Estados Unidos mataram Calipari ao abrir fogo contra um carro que seguia para o aeroporto de Bagdá e que levava o agente secreto e a jornalista Giuliana Sgrena, que acabara de ser solta pelos seus sequestradores no país.

Autoridades norte-americanas disseram que os soldados seguiram as ordens ao abrir fogo contra o carro porque o veículo dirigia-se em alta velocidade para um posto de controle.

A Itália não aceitou a argumentação e os promotores de Roma abriram uma investigação de homicídio no mês passado para averiguar a morte de Calipari, enterrado como herói na Itália por proteger Sgrena dos tiros norte-americanos.

A Itália enviou 3000 soldados para o Iraque, mas informou que começaria a retirá-los do país a partir de setembro.

CARRO SERÁ EXAMINADO

Três promotores de Roma que trabalham no caso irão entrevistar, na próxima semana, o diplomata italiano e outro agente secreto que participaram da investigação conjunta.

Uma equipe de 18 policiais começarão a examinar o carro Toyota Corolla que transportava Sgrena e Calipari. Usando lasers e microscópios especiais, eles vão calcular de onde as balas foram disparadas e quem as disparou.

Um oficial do Exército dos Estados Unidos disse no início da semana que a Itália estava contestando duas questões no relatório: a velocidade do carro ao se aproximar do posto de controle dos EUA e a natureza das comunicações entre as forças italianas e americanas antes do incidente.

O governo da Itália informou que os italianos dirigiam devagar, não receberam nenhum aviso e que tinham avisado as autoridades americanas de sua missão para retirar Sgrena do Iraque.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/342352/visualizar/