Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 28 de Abril de 2005 às 18:50

    Imprimir


Bagdá - A Assembléia Nacional iraquiana aprovou hoje a composição de um gabinete de 32 ministros, representando uma complexa divisão de poder entre os diversos grupos religiosos e etnias que dividem o país. As principais lideranças com cargos nesta composição são:

Ibrahim al-Jaafari: primeiro-ministro e ministro da Defesa interino. Al-Jaafari é um importante líder do Partido Dawa, um grupo xiita que controlava uma das principais guerrilhas envolvidas na luta contra a ditadura de Saddam Hussein. Ele fugiu para o Irã em 1980, depois para a Síria e para a Grã-Bretanha. Com a queda de Saddam, tomou parte no Conselho de Governo nomeado pelos EUA. Formado em Medicina, trabalhou como médico na cidade de Kerbala.

Ahmad Chalabi: vice-primeiro-ministro e ministro interino do Petróleo. Chalabi é um matemático que deixou o Iraque em 1958 e se tornou um dos mais importantes representantes da comunidade de exilados iraquianos, insistindo com o governo dos EUA para promover a derrubada de Saddam Hussein. Depois da guerra, tomou parte no Conselho de Governo e foi promovido por algumas figuras do governo Bush como provável futuro líder do Iraque. Mas acabou acusado de espionagem pelos EUA, caiu em desgraça com os americanos e retorna agora à arena política.

Hoshyar Zebari: chanceler. Zebari pertence a uma importante tribo curda e é tio de Massoud Barzani, um dos dois líderes que exercem o poder de fato nas áreas curdas. Foi porta-voz do Partido Democrático do Curdistão e manteve contatos com os EUA antes da invasão do Iraque. Ele exerce a função de ministro das Relações Exteriores desde junho de 2004.

Bayan Jabr: ministro do Interior. Jabr foi um militante xiita no movimento estudantil, nos anos 70. Fugiu para o Irã durante um período de repressão promovido por Saddam e se uniu ao Conselho Supremo para a Revolução Islâmica no Iraque. Depois da guerra, foi escolhido pelos americanos para ser o ministro de Habitação e Reconstrução no primeiro governo provisório.

Ali Abdel-Amir Allawi: ministro das Finanças. Allawi é um empresário rico, formado em Harvard e no MIT. Já atuou como consultor do Banco Mundial e encabeça uma empresa de investimento sediada em Londres, a Pan-Arab. É sobrinho de Ahmad Chalabi e primo do primeiro-ministro do governo provisório, Ayad Allawi.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/342839/visualizar/