Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quinta - 28 de Abril de 2005 às 14:15

    Imprimir


As condições do tempo durante a última semana na maior parte do país continuaram favorecendo o desenvolvimento das principais culturas do final da safra de verão e do início da safra de inverno, como a soja, o milho safrinha e o trigo de inverno.

No Sul (entre o RS e SP e MS), a chuva de até 25 mm aumentou o armazenamento de umidade no solo para a transição entre a germinação e o estabelecimento do trigo de inverno, além de estabilizar o desenvolvimento do milho safrinha, que vinha sendo prejudicado pela irregularidade da chuva.

Já nas áreas produtoras mais ao norte, o predomínio de tempo seco e quente (temperaturas máximas acima de 30C) promoveu os trabalhos finais da colheita da soja nas lavouras do Centro-Oeste e a maturação da safra no interior do Nordeste.

Por outro lado, o calor associado com a falta de chuva reduziu as reservas de umidade do solo em algumas localidades da região, o que limitou o desenvolvimento de culturas perenes, como o café e os citrus.

De acordo com o último levantamento realizado no dia 22 de abril pelo analista "Safras e Mercado", a colheita da soja atingiu 86% da safra, ficando ligeiramente atrasado em relação ao mesmo período do ano passado, quando estava em torno de 89%.

Nos três principais produtores nacionais, o avanço da colheita ocorre de forma heterogênea, chegando a 97% da safra no Mato Grosso, a 90% no PR e a 66% no RS (respectivamente os três maiores produtores). No caso do RS, o atraso está em 15% em relação ao ano passado, mas na última semana, a colheita avançou 33 pontos percentuais.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/342899/visualizar/