Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 28 de Abril de 2005 às 14:06

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que poucos países estão preparados como o Brasil para enfrentar um dos maiores desafios dos últimos tempos: produzir combustíveis pouco poluentes derivados de fontes renováveis.

“O Biodiesel seria um deles”, destacou Lula. Ele garantiu que seu Governo vai lutar para consolidá-lo como uma das principais fontes da matriz energética brasileira.

"O Programa Nacional de Biodiesel, além de produzir combustível, vai produzir muita inclusão social, sobretudo para as regiões mais pobres, esquecidas pelo grande poder central desde os tempos do Império", disse Lula, ao participar, em Belém, da inauguração da primeira usina de Biodiesel da região Norte, do grupo Agropalma.

A primeira usina brasileira de produção do Biodiesel foi inaugurada em março deste ano em Cássia, MG.

BIODIESEL: É um combustível pouco poluente derivado de fontes renováveis. Ele pode ser produzido com gorduras animais ou óleos vegetais, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim e soja, substituindo total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores automotivos ou estacionários (geradores de eletricidade e calor).



Pode ser usado puro ou misturado ao óleo diesel de petróleo em diversas proporções.

A legislação atual permite a mistura de apenas 2% do Biodiesel ao óleo diesel de petróleo, mas em 2013, segundo a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, o percentual deverá ser de 5%.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/342900/visualizar/